Facebook testa recurso que aponta localização de acordo com dados do Instagram

08 de Outubro de 2018

A nova função seria utilizada para veicular anúncios baseados na localização dos usuários do Instagram

Foto: Reprodução/B9

O Facebook está testando um novo recurso no Instagram que seria utilizado para veicular anúncios baseados na localização dos usuários. De acordo com o B9, a novidade coleta os dados mesmo quando o aplicativo não está sendo utilizado ativamente.

De acordo com a pesquisadora de aplicativos  Jane Manchun Wong, que, segundo o site, descobriu os testes, o recurso permite ao Facebook criar um histórico de locais precisos recebidos por meio dos Serviços de Localização do dispositivo. Quando ativado, o recurso grava periodicamente o local exato e mesmo desligado ainda é possível receber a localização precisa mais recente para, por exemplo, publicar um conteúdo com a localização. 

O recurso utiliza dados exatos de localização GPS para enviar ao Facebook e exibí-los no 'Registro de Atividades', mapeando os locais em que o usuário visita. Segundo o site os testes foram confirmados pelo Facebook em declaração ao TechCrunch. Caso a empresa queira e fato transferir esse recurso para todos os usuários, ao desligar a função no Instagram não será mais possível marcar postagens na rede social por localização.