Facebook anuncia a chegada de três novos produtos de áudio para a plataforma

23 de Abril de 2021

Embora a concorrência com outras redes sociais no segmento, ferramentas podem despertar o interesse de profissionais de marketing

Pixabay on Pexels

Na última segunda-feira (19) o Facebook anunciou três novos produtos de áudio social na sua plataforma: "Soundbites", que permite aos usuários publicar posts sonoros no seu feed de notícias; uma ferramenta de busca e reprodução de podcasts e o Live Audio Rooms, salas de bate-papo ao vivo sem imagens. A previsão é que cheguem ao mercado nos próximos meses.

Mas, de acordo com o site emarketer, essas novidades do gigante social podem não fazer muito sucesso entre os internautas, por alguns motivos:

1) O lançamento de ferramentas de áudio tem tomado conta de inúmeras plataformas, como Twitter e LinkedIn, e como a expectativa é de que os novos produtos do Facebook cheguem apenas daqui alguns meses, os concorrentes têm a chance de saírem na frente com aperfeiçoamentos.

2) A febre das redes sociais exclusivamente de áudio está diminuindo. Um exemplo é o Clubhouse, lançado no final de 2020: em fevereiro, a rede social registrou cerca de 9,6 milhões de downloads, contra apenas 2,7 milhões em março - uma queda de 72%. 

3) No que tange ao mercado de podcasts, o Facebook terá dificuldade de competir com o Spotify - líder do segmento nos Estados Unidos. A menos que a rede social se empenhe em investir em recursos como a possibilidade de os ouvintes terem acesso aos conteúdos de forma diferenciada, como em dispositivos sensíveis ao toque ou em smartwatches no carro, por exemplo, é difícil imaginar o Facebook se igualando ao Spotify.

Ainda segundo o sie emarketer, a vantagem do Facebook no segmento de aúdio são os grupos, que podem ajudar a disseminar a novidade pela plataforma e também pela internet. Isso porque, como o áudio não é pesquisável, é difícil encontrar salas de interesse no Clubhouse, por exemplo. Com a reprodução em grupos segmentados, o Facebook pode conquistar a atenção dos profissionais de marketing, que terão a chance de encontrar salas onde sua marca seja relevante.

Notícias Relacionadas