Na próxima quarta-feira, 18, a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) realizará o EdTech Summit 2024, evento para discutir as aplicações tecnológicas na educação brasileira, com referências sólidas de especialistas e exemplos sobre a experiência ao redor do mundo. Neste ano, o tema será “tecnologias para formação humana e futuros possíveis”.
Esta é a quarta edição do Edtech Summit, que acontecerá presencialmente na CIA Primavera, em Florianópolis, das 13h às 20h. Haverá também exibição gratuita online do evento. As inscrições estão abertas e podem ser acessadas no site.
Otavio Pinheiro Auler, diretor da Vertical Educação da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), setor responsável pela realização do Edtech Summit, explica sobre a escolha do tema desta edição: “Um dos grandes desafios dos segmento de educação tecnologia é a formação de talentos que estejam conectados com as transformações rápidas do século XXI. O EdTech Summit tem este objetivo debater, questionar e estimular caminhos para universidades, escolas, gestores, professores e alunos e fundadores de edtechs”.
A realidade da educação
Serão abordados diferentes sistemas educativos, da formação primária até às universidades. Haverá palestra sobre os segredos da educação número 1 do mundo em Singapura, o painel “Universidades corporativas: entre a realidade e as exigências futuras”, a conversa “Realidade Aumentada nas escolas: experiências LabTec UFSC”, a palestra “Deb, a IA antirracista do Brasil” e o painel “O que você vai ser antes de crescer?: Youtubers, infâncias e celebridade”. Outros temas conversados serão Inteligência Artificial na educação, a realidade da educação em uma empresa de tecnologia, o uso de robôs humanoides na sala de aula e a palestra de encerramento “Criatividade é vida: o ritmo da inovação”.
Os palestrantes do EdTech Summit 2024, profissionais referência em educação no Brasil, estarão divididos em três trilhas de conteúdo, a primeira sobre universidades corporativas, outra de realidade aumentada, Inteligência Artificial e robôs nas instituições, e uma terceira sobre letramento antirracista e diversidade com o uso de tecnologias. Alguns dos palestrantes são: Tom Mendes, do ID_BR;Emilly Fidelix, do Se liga, prof; Bruno Machado, da Anima Educação; Renata Tomaz, da FGV ECMI; Jeff Lima, do Prototipando a Quebrada; e muitos outros.
O evento é uma realização da Vertical EdTech da ACATE, com patrocínio do NDD Tech, Decision FGV, Vitru Educação e Sebrae Startups. Os apoiadores são: Sinepe/SC, Ampesc, Acafe e Undime/SC.
A Vertical Edtech da ACATE reúne mais de 89 empresas que desenvolvem soluções para melhorar a educação em todos os níveis. Um amplo número de especificidades são atendidas pela rede de empresas, como produtos para ambiente virtual de aprendizagem, ensino à distância, avaliação e gestão acadêmica, aplicativos móveis, tutoria e outros. Mais de 3 mil pessoas foram impactadas ao longo das edições do Edtech Summit.