Estudantes do SENAI/SC desenvolvem soluções para os desafios da indústria

30 de Outubro de 2018

Mais de 2 mil alunos e 150 docentes participam da iniciativa

Foto: Divulgação

Com o intuito de incentivar os estudantes a vivenciarem situações reais da indústria é realizado o SENAI Challenge 2018. O desafio, que contempla alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem industrial do SENAI/SC, terá suas etapas finais nos dias 9 e 10 de novembro, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. Ao longo do ano letivo, os participantes elaboraram projetos relacionados às áreas dos cursos. A ideia é que os estudantes consolidem sua capacitação enquanto desenvolvem atividades práticas da rotina profissional.

Neste ano, o desafio contou com as seguintes categorias: kart elétrico, carro compacto, robótica móvel, hockey automatizado, cadeira de rodas automatizada, desenvolvimento de games e desafio de moda. As melhores ideias serão apresentadas durante o evento de novembro.

O SENAI Challenge tem como metas buscar alternativas para questões desafiadoras da indústria, promover a qualificação e o desenvolvimento de competências profissionais, além de estimular a aplicação de metodologias práticas de ensino. “O aprendizado é intenso. A gente trabalha em equipe, busca soluções para os problemas, como se estivesse na indústria”, evidencia Rafaela Momm Silvano, estudante de engenharia do SENAI em Joinville, que participou da equipe vencedora do desafio do kart elétrico em 2017.

Em sua terceira edição, o desafio envolveu oito cursos técnicos, 35 unidades e mais de 2 mil estudantes e 150 docentes. Além disso, cerca de 40 empresas apoiaram os projetos dos alunos. O evento de novembro, com apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, contará ainda com visita e participação das escolas públicas municipais, e contemplará, inclusive, um “torneio de robótica” Lego.

Os conhecimentos adquiridos estão presentes nos processos das indústrias. O trabalho também desenvolveu neles competências exigidas dos profissionais. Muitas soluções foram eles que desenvolveram, com pesquisa, criatividade e trabalho em equipe”, declara o professor de Projetos Mecânicos do SENAI de Rio do Sul, Anderson David Borsoi. As iniciativas motivam os participantes e, nas turmas envolvidas com os projetos, o índice de abandono é quase nulo.