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Estratégia digital para o poder público: você é o target
22 de Agosto de 2014

Estratégia digital para o poder público: você é o target

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Não tem como falar em estratégia para o poder público sem falar da Prefs de Curitiba – assim chamada carinhosamente pelos mais de 310 fãs no Facebook. Os posts trazem um mix de utilidade pública e humor na medida certa. Seria um caso de encantamento de fãs? Ou será que os curitibanos – mitificados pela introversão – teriam ficado descolados, assim, de um mandato para outro?

Como eu sempre digo: marketing digital não tem segredo, precisa ter conhecimento e boas estratégias. Se o objetivo é atrair as pessoas e os olhares para as ações da prefeitura, feito.

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Mas como fazer?

Primeiro ponto básico para uma campanha digital: use a rede social para o fim que ela foi criada. Digo isso não só em termos de linguagem ou nas possibilidades de interação que ela permite, mas no quesito, target público-alvo, aceitação e potencial de engajamento. Adianta você ter um perfil no Instagram, por exemplo, se o seu público não curte fotos e não tem costume de usar hashtags?

É ideal que uma equipe especializada e que tenha intimidade com a rede esteja por traz deste perfil público, pois as redes sociais são um canal valioso para que políticos e organizações fiquem alinhados aos desejos das comunidades.

Corrida pela voto

E em época de campanha eleitoral, a rede é um espaço onde o tempo não é problema – diferente do horário eleitoral – e os candidatos aos cargos públicos podem aproveitar para estreitar relacionamentos e, melhor, engajar seus eleitores para serem construtores de sua imagem.

Outro ponto positivo é que estas plataformas sociais permitem uma verdadeira análise de público-alvo: é possível saber idade, sexo, região e, através destes dados, poder embasar uma campanha em estratégias de microtargeting, saindo da comunicação de massa, para a segmentação.

E não esqueça, hoje, tudo o que todos querem – inclusive eu – é ser tratado de forma especial. Apontar de modo micrométrico não só para um mercado, nem para públicos gerais, mas sim para segmentos específicos ou públicos de interesse pode ser a resposta.

É o que chamamos de microtargeting. Se você quiser saber mais sobre essa disciplina, tenho uma boa dica de conteúdo. É só clicar aqui.

 

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