ENTREVISTA | Fernando Tassinari, vice-presidente da Taboola Latam

19 de Março de 2021

Como Taboola está apoiando os publishers na preparação para os Web Vitals do Google

 

Em entrevista ao Acontecendo Aqui, Fernando Tassinari, vice-presidente da Taboola Latam, conversou sobre as maneiras com as quais a Taboola está apoiando os publishers na preparação para os Web Vitals do Google. Com a experiência do usuário cada vez mais no cerne do mundo digital, no ano passado, o Google anunciou os Web Vitals, uma iniciativa para fornecer orientação unificada para os sinais de qualidade, essenciais para entregar uma ótima experiência do usuário, na web.

O objetivo é tornar mais fácil para os proprietários de sites entenderem se estão ou não proporcionando aos visitantes uma boa experiência, com um conjunto de métricas que funcionarão como sinais adicionais de classificação de busca.

Responder à pergunta: “meu site oferece uma boa experiência ao usuário?" pode ser bastante complexo, e muito já se fala nos impactos que isso trará para os usuários e sites. Os Core Web Vitals se aplicam a todas as páginas da web e atualmente estão focados em “três aspectos principais - carregamento, interatividade e estabilidade visual”. Confira o resto deste bate-papo abaixo:

O que acha da atualização?

Acreditamos que esta atualização terá um efeito positivo na experiência do usuário na web aberta. Estamos prontos para conversar sobre o que você precisa saber a respeito dessa atualização e o que a Taboola está fazendo para apoiar nossos publishers parceiros conforme esta nova iniciativa é implementada.

 

Quando esta atualização será lançada?

Esta atualização da busca do Google será lançada em maio de 2021 e combinará os Core Web Vitals com os sinais de classificação de busca já existentes do Google.

 

O que isso significa para os publishers?
Futuramente, os Core Web Vitals serão uma forma importante de medição do desempenho da página.
Os publishers focados na experiência do usuário sempre estiveram interessados em melhorar o desempenho de suas páginas. Agora, o desempenho destas, também é uma prioridade de SEO.
O desempenho da página se refere ao tempo necessário para carregar uma página da web em seu navegador. Isso pode ser afetado pelo tamanho do arquivo e recursos de processamento em navegadores móveis e de desktop.

 

O que afeta este desempenho?
Qualquer coisa que você tiver em sua página pode afetar o desempenho desta, incluindo texto, vídeos e imagens, mas também código de rastreamento, blocos de anúncios, entre outros - basicamente, qualquer código processado no navegador da página pode afetar o desempenho.
A Taboola, semelhante a outros terceiros em sites de publishers, afeta o desempenho da página. Reconhecemos que este é um tópico crucial para nossos parceiros e já começamos a nos preparar para essa atualização.

 

Como a Taboola está se preparando para essa atualização?
Gastamos tempo e recursos significativos nos preparando para a atualização dos Core Web Vitals. No futuro, adotaremos os benchmarks do Google e as ferramentas de medição de desempenho de página. Isso nos permite otimizar melhor a experiência geral da Taboola de acordo com as diretrizes dos Core Web Vitals.
Já identificamos áreas de melhoria e nosso foco é otimizar o desempenho da página, sem impactar na geração de receita / RPM.

 

Quais são as mudanças que estaão sendo implementadas?
Existem três métricas principais que compõem os Core Web Vitals: Cumulative Layout Shift (CLS), First Input Delay (FID) e Largest Contentful Paint (LCP). Para cada métrica, estamos nos concentrando em otimizações específicas que devem melhorar o desempenho da página.

 

O que é Cumulative Layout Shift
A Cumulative Layout Shift (CLS) mede a estabilidade visual e quantifica a quantidade de mudanças inesperadas de layout do conteúdo visível da página. Isso tem o objetivo de garantir que seus visuais sejam estáveis e não mudem repentinamente na frente dos olhos do visitante.
Para nos prepararmos, estamos removendo animações desnecessárias que podem causar mudanças de layout. Isso resolverá qualquer impacto que a Taboola tenha no CLS, preservando a experiência do usuário.

 

Quanto ao First Input Delay
O First Input Delay (FID) mede a capacidade de resposta e quantifica a experiência ao interagir pela primeira vez com uma página. Uma experiência negativa pode incluir a impossibilidade de rolar imediatamente após o carregamento de uma página, por exemplo.
É aqui que vemos a maior oportunidade de melhoria e onde estamos concentrando a maior parte de nossos esforços.

Para garantir um melhor desempenho do FID, estamos implementando um lazy rendering, removendo códigos CSS e JS não utilizados e usando algoritmos de compressão Brotli.

 

Velocidade com Largest Contentful Paint?
O Largest Contentful Paint (LCP) é usado para medir a velocidade de carregamento percebida e para marcar o ponto na linha do tempo de carregamento da página, quando o conteúdo principal da página provavelmente foi carregado. Se o carregamento do conteúdo demorar muito, isso é considerado uma experiência ruim para o usuário.
A Taboola geralmente não é o conteúdo principal da página e não deve afetar o LCP, mas nos casos em que somos, usamos uma abordagem de renderização híbrida para minimizar a carga no navegador.
Além das otimizações mencionadas, estamos continuamente revisando nossos recursos para garantir que sejam otimizados de acordo com as diretrizes do Core Web Vitals, mesmo após a atualização de maio.

 

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