Empresas implantam sistema de home office por causa do Coronavírus

17 de Março de 2020

Com ferramentas especializadas é possível fazer desde o acompanhamento da jornada de trabalho até fazer a gestão das  atividades executadas pelas equipes

A Ahgora - empresa de software de gestão de pessoas - anunciou que seus mais de 180 colaboradores estão trabalhando em home office desde a última sexta-feira (13). A decisão está em consonância com demais empresas do Brasil e do mundo que estão adotando a mesma medida. 

Com tecnologia especializada em RH, a Ahgora já permitia a gestão de colaboradores que atuavam no formato home office, uma tendência que vem se consolidando. Esta semana, com a evolução do coronavírus pelo mundo, a empresa adaptou seus produtos para facilitar ainda mais o gerenciamento de quem precisa realizar serviços sem se deslocar até a empresa - o que é o mais indicado em função da pandemia.
“A atualização está sendo crucial neste momento em que devemos rever as formas de trabalho. O home office pode evitar que colaboradores sejam infectados pelo vírus e também evita que se pare a operação da empresa”, afirma Lázaro Malta, CEO da Ahgora. 

Home office é alternativa diante do Coronavírus 
Se o modelo de trabalho  home office já vinha sendo considerado um formato  mais produtivo  para algumas empresas pelo mundo, esse conceito ganhou ainda mais destaque  nos últimos meses. As medidas de confinamento impostas pela China por causa da epidemia de coronavírus levou milhões de pessoas a trabalharem de casa.

A boa notícia é que a tecnologia que permite o trabalho à distância já está madura  e bem mais confiável. Alguns fatores considerados desafiadores sempre foram  conciliar informações e gerenciar o trabalho remoto. Sem conexão com os colaboradores, era difícil apoiar o andamento e até identificar inconsistências nesse processo. Por sorte, a transformação digital desenvolveu diversas tecnologias para o gerenciamento de equipes. Com elas, hoje a empresa consegue vencer muitos obstáculos, entre eles a barreira geográfica. Hoje é possível ter informações em tempo real sobre diversos aspectos da gestão de pessoas, inclusive sobre a jornada de trabalho dos colaboradores, independentemente de onde estiverem. É bem mais fácil definir horários e gerir escalas, uma vez que os softwares são flexíveis e configuráveis.

Com ferramentas especializadas é possível fazer desde o acompanhamento da jornada de trabalho até fazer a gestão das  atividades executadas pelas equipes. "Na Ahgora usamos tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e cloud computing para inovar em SaaS com gestão de presença, que se utilizam também de biometria e geolocalização, para proporcionar uma gestão descentralizada, gerar informações em tempo real e contribuir para uma cultura corporativa transparente.  Além do controle de ponto eletrônico, é possível mensurar as horas dedicadas a uma atividade  específica com a gestão mais eficaz do tempo, por meio da análise das informações registradas pelos próprios colaboradores. Ou seja, é possível colocar na ponta do lápis todo o esforço para a execução de uma determinada demanda e calcular exatamente o custo de um projeto ou cliente", diz Lázaro Malta, CEO da Ahgora. 

O home office faz com que os negócios não parem. Muito mais do que produtividade, nesse caso a realidade é que trabalhar de casa pode salvar vidas.

 

Notícias Relacionadas