Efeito Home Office: Startups catarinenses ganham mercado com serviços de assinaturas digitais e entrega de documentos corporativos

29 de Outubro de 2020

Destaque se dá pela quebra de barreiras na colaboração e comunicação relacionadas à demanda

Créditos: Divulgação

O trabalho remoto começou de forma forçada para muitas empresas devido à pandemia de Covid-19, mas tem se mostrado uma alternativa viável e deve fazer parte da rotina do novo mundo do trabalho. Para que essa realidade se confirme, a necessidade de superar barreiras - como de colaboração e comunicação - está levando equipes e organizações a se reinventarem, tornando seus processosmais ágeis e digitais, e encontrando soluções para manter suas atividades com qualidade mesmo que realizadas à distância.

É o caso de temas sensíveis como a segurança de documentos compartilhados entre os setores e a assinatura e autenticação de contratos, relatórios e ofícios, que normalmente são assinados à mão e com aplicação de selo corporativo, e se tornam mais difíceis quando os colaboradores não ocupam o mesmo espaço. Assim, as empresas estão buscando alternativas e investindo em novas tecnologias e serviços de assinatura eletrônica e transporte ultrarrápido de documentos para atender suas demandas de escritório.

 

Conheça algumas empresas de Santa Catarina que estão adotando essas novas ferramentas:

 

Envio de documentos corporativos via motoboy

Pioneira em serviços last mile no Brasil e atuante em praticamente todo o território nacional, a Motoboy.com (Joinville) reporta desde o início da pandemia crescimento de 38% no volume da contratação de serviços de motoboys para o envio de papéis e documentos urgentes, assinaturas, pagamento de contas e entregas de produtos relacionados ao meio corporativo. A alta na demanda se deve à facilidade e ao baixo custo de contratar o serviço: com apenas alguns cliques e o preenchimento de dados como o endereço de coleta e entrega, instruções e método de pagamento, basta aguardar a chegada do motoboy que irá realizar a tarefa. O monitoramento dos pacotes durante o trajeto também é feito em tempo real e o protocolo de entrega de documentos - assinado pelo receptor certificando que o envelope foi entregue lacrado - oferece mais segurança ao processo.

“Esses profissionais estão ao alcance das empresas para garantir competitividade e estão acostumados às responsabilidades de transportar documentos. Ao terceirizar a entrega de documentos, as empresas ficam livres de encargos trabalhistas, uma vez que os serviços são executados sob demanda por motoboys autônomos cadastrados na plataforma. Além disso, há ganho em flexibilidade de horários e é possível agendar o auxílio dos motoboys pela internet, garantindo mais celeridade e economia ao cotidiano das companhias", explica o CEO da Motoboy.com, Jonathan Pirovano. O executivo completa: "essa é uma tendência que deve permanecer forte e dar mais autonomia às empresas em home office para que elas foquem em demandas mais estratégicas terceirizando um serviço que costuma ser operacional”.

 

Assinatura digital é alternativa para agilizar processos

Esta é uma outra solução encontrada por organizações dos setores público e privado para manter o funcionamento, respeitando as regras de distanciamento social. A BRy Tecnologia (Florianópolis), empresa especialista em soluções para identificação, registro e formalização digital, teve um aumento de 172% em assinaturas geradas na sua plataforma em nuvem - o BRy Cloud - de janeiro até junho de 2020. No mesmo período, em comparação com 2019, cresceu 466% o total de assinaturas realizadas em grupo no mesmo sistema.  

O fundador da empresa, Carlos Roberto De Rolt, explica que "a assinatura digital é bastante versátil e se adapta a diferentes tipos de negócios, permitindo que qualquer documento seja firmado à distância". A possibilidade de assinar documentos a qualquer hora e em qualquer lugar aumenta a agilidade dos processos.

A AMAGGI, uma das maiores empresas de commodities agrícolas da América Latina e cliente da BRy, conseguiu reduzir de 30 dias para apenas um o tempo para assinatura de contratos. A otimização de tempo é apenas um dos benefícios da assinatura digital.

Outra empresa que também usa as soluções da BRy é a Crefisa. A empresa reduziu em 64% os gastos com papel, tornando os processos mais ágeis e sustentáveis. Além da otimização de tempo e recursos, o fundador da BRy Tecnologia conta que a assinatura digital é mais segura que a feita em papel, pois não pode ser fraudada, e pode ser armazenada em nuvem, o que permite o acesso em diferentes dispositivos.

 

Soluções para trabalhos feitos em home office como tendência na pandemia

Todas as mudanças na rotina de trabalho provocadas pela pandemia, como as citadas acima, apresentaram oportunidades à Paytrack (Blumenau). Com soluções pensadas em high touch, voltadas às necessidades específicas de gestão de cada cliente, a empresa pôde atender empresas que tiveram de lidar com despesas novas, ainda não elencadas em sua governança.

“A automação é pensada para atender demandas de expense quais elas forem, com aplicação de políticas de custos, aprovações ou restrições, alertas e bloqueios de acordo com o perfil solicitado”, explica o diretor comercial da Paytrack, Pedro Góes. “São situações que anteriormente seriam feitas manualmente, com cálculos de fluxos e variações, um trabalho muito extenso”, completa o executivo.

Góes destaca que o processo de digitalização de relatórios e demais documentos teve crescimento significativo, à frente da implementação de home office. “Podemos dizer que tivemos um incremento significativo de novas vendas por causa desse serviço”, pontua. “Você não percebeu que muitas das reuniões que participava poderia ser feita de forma remota, como agora? O mesmo acontece com a digitalização. O backoffice precisou ser mais eficiente, e essa solução atende justamente nesse ponto”, conclui o diretor.

Notícias Relacionadas