Donamaid - “Uber das Diaristas” - é lançada em Joinville

15 de Maio de 2018

Plataforma para contratação de diarista começou na cidade catarinense no dia 14 de maio 

 

Funcionando há aproximadamente dois anos nas cidades gaúchas de Pelotas, Rio Grande e Santa Maria, a plataforma de contratação de diaristas verificadas Donamaid foi lançada em Joinville-SC no mês de maio.

O que é
A Donamaid é um serviço de contratação online de diaristas verificadas, para faxinas de vários tamanhos, com todos os produtos de limpeza incluídos.

Trajetória
Incubada na Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas, no Pelotas Parque Tecnológico, tendo passado pelo crivo de especialistas da Universidade e do mercado em diversas áreas, que vão desde negócios à legislação trabalhista. Ainda, a empresa foi uma das finalistas da última edição do StartupRS. A Donamaid é acelerada pela WOW Aceleradora de Startups e está entre as 50 empresas investidas pelo Startup Brasil, uma iniciativa do ministério da ciência, tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

"Começaremos a atender os clientes de Joinville dia 14 de Maio. Esperamos que ocorra um processo similar ao ocorrido em Pelotas, em que a demanda por limpezas cresce exponencialmente a cada dia, na medida que as pessoas vão conhecendo o serviço e falando sobre ele. É por isso que mantemos uma lista de parceiras pré-selecionadas, somente aguardando o volume de compradores para serem liberadas na plataforma. Em serviços como a Donamaid, o Garupa, o AirBnB, é preciso ter essa preocupação em balancear a oferta e a demanda", diz o presidente da Donamaid, Luiz Gilberto Camargo.

Como funciona
Ainda de acordo com o Diretor de Operações da empresa, Ruben Pacheco, todas as diaristas parceiras são microempreendedores individuais (MEI), protegidas pela Previdência Social em benefícios como a aposentadoria por idade ou por invalidez, além de receber auxílio-doença ou salário-maternidade. 
"Nós sempre procuramos por profissionais empreendedoras, inclusive algumas já chegam com o MEI pronto, pois o perfil empreendedor torna a diarista mais orientada para o cliente, e é justamente isso que falta no mercado informal. Aqui na Donamaid todas sabem que, no fim do dia, o que importa é ter um cliente satisfeito, pois é ele que paga a conta. Pensando nisso, a nossa plataforma permite que ambos os lados se avaliam ao final da limpeza. Não é a toa que somos chamados de “Uber das Diaristas” - Luiz brinca. 

Transformação social
O mercado de serviços de limpeza é um dos mais informais do país, enfrenta dificuldades para assegurar direitos aos trabalhadores da área, e também sofre com o estigma e a desvalorização. Estima-se que existem pelo menos 6 milhões de trabalhadores no segmento de limpezas profissionais no Brasil, e a maioria são mulheres e negras.
"Esse mercado já está na mira das startups do país e do mundo. A forma como se contrata uma diarista hoje é a mesma que se contratava há 50 anos, nada mudou e as insatisfações de ambas as partes permanecem. Todo mundo perde com isso, muitos clientes deixam de contratar uma diarista por falta de indicação, e muitas diaristas perdem clientes por não aceitarem cartão, não terem disponibilidade de horário entre outros. O que nós estamos fazendo é utilizar a tecnologia para resolver problemas antigos desse setor, e tentamos quebrar paradigmas. Atualmente temos um parceiro homem cadastrado e realizando faxinas em Pelotas, e estamos aos poucos quebrando esse paradigma de que serviço doméstico é para mulheres, explica Luiz.