DICA DO DIA | Por que investir em um blog? Descubra as vantagens e crie o seu.

16 de Abril de 2018

 

Se existe uma ferramenta que representa versatilidade em termos de comunicação na era da Internet é o blog. Por meio de um blog qualquer pessoa tem condições de se tornar produtora de conteúdo, gerando informação e emitindo opiniões.

A versatilidade dos blogs é caracterizada pelo fato de que uma postagem, além de texto, pode comportar imagens, gráficos e também vídeos, gerando um conteúdo bastante diversificado em termos visuais.

Além disso, conteúdos dos mais variados podem ser postados em um blog, o que gera uma ampla e importante segmentação. Nesse contexto, um blog pode tratar de assuntos como moda, outro blog pode ser sobre informática, já outro pode abordar temas jornalísticos dos mais diversos assuntos. Separamos aqui um tutorial simples e funcional de como criar um blog.

É interessante também lembrar que, devido ao seu alcance, um blog pode atuar como um importante meio para divulgar e consolidar a marca de uma empresa, se tornando um elemento fundamental presente em muitas estratégias de marketing.

 

A circulação de informações
Quem hoje em dia atua em segmentos como o da publicidade, do design, da informática e da administração, por exemplo, encontra em um blog uma eficiente maneira de divulgar os seus conhecimentos acerca do assunto que domina.

É importante destacar também que o blog ganha mais alcance de público quando as postagens são divulgadas em redes sociais, tais como o Facebook e o Twitter.

Sendo assim, graças a um blog é possível obter uma significativa quantidade de leitores, especialmente se for adotada uma boa estratégia de divulgação.

Profissionais que atuam em ramos como arquitetura, design, fotografia e também áreas relacionadas à arte e cultura, podem muito bem fazer o uso de um blog como um portfólio, obtendo assim uma boa divulgação dos seus respectivos trabalhos.

No jornalismo atual o investimento em blogs está cada vez mais constante, visto que já se tornou um hábito as pessoas buscarem informações em sites, sejam elas notícias ou opiniões.

 

Benefícios ao investir em um blog
No caso das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, o investimento em um blog pode trazer uma série de vantagens, que vão desde a consolidação da marca a até mesmo como ferramenta de prospecção de clientes.

Entre os motivos que existem para uma empresa investir em um blog, é válido destacar:

 

O Posicionamento nos resultados de buscas
Quando o assunto é procurar qualquer tipo de informação, é cada vez mais comum que as pessoas recorram ao Google. Por isso, caso a sua empresa tenha um blog, as chances da sua empresa ser encontrada nas páginas de busca é grande.

É óbvio que para assegurar essas primeiras visualizações nas pesquisas, é preciso contar com uma série de técnicas que impulsionam o posicionamento do seu blog. São as chamadas técnicas de SEO.

 

A audiência a um baixo custo
Em uma época em que muitas empresas prezam por divulgação desprovida de custos exorbitantes, um blog tem tudo para ser uma excelente vitrine para uma empresa. Ou seja, investir em um blog é contar com uma propaganda boa e barata.

 

A geração de conteúdo
Hoje em dia, em que as pessoas prezam cada vez mais por conteúdo e informação, ter um blog é contar com a oportunidade de divulgar ainda mais os conteúdos da sua empresa.

Com isso, é possível criar um eficiente canal de interatividade e de comunicação com o seu público consumidor. Sendo assim, é viável efetuar postagens frequentes e relevantes.

 

Como conquistar uma boa audiência para o seu blog
Seja um blog pessoal ou um blog destinado para uma empresa é imprescindível usar técnicas e ações capazes de tornar o blog conhecido e com uma audiência de leitores devidamente consolidada.

Uma dessas práticas que auxiliam na propagação e divulgação de um blog é conhecida como SEO. Saber aplicá-la é muito importante para quem almeja investir em um blog.

SEO é a sigla em inglês para o termo Search Engine Optmization. Em português essa frase pode ser traduzida literalmente como Otimização para Mecanismos de Busca.

Como o próprio nome indica, as técnicas de SEO permitem que um blog seja bem colocado nas páginas de busca, estando entre as primeiras colocações nas pesquisas feitas pelos usuários.

Entre as técnicas de SEO, algumas medidas são essenciais. As mais utilizadas, nesse caso, compreendem:

 

O uso adequado das palavras-chave
Ao efetuar uma postagem em um blog, é importante destacar as palavras-chaves no texto, pois elas serão vistas pelos buscadores no instante em que uma pessoa efetua uma pesquisa.

Sendo assim, vale utilizar aquelas palavras-chaves que tenham a ver com o conteúdo do seu blog, bem como saber escolher bem essas palavras-chaves.  

 

A utilização de imagens
Quando alguém efetua uma pesquisa no Google, as imagens também são importantes. Por isso, é relevante relacionar as imagens do seu texto com a palavra-chave principal, por exemplo.

 

Design responsivo
Diante do avanço da tecnologia mobile é importantes que os blogs contem com o chamado design responsivo. Esse design permite que o blog seja bem visualizado nos mais variados dispositivos, sejam eles computadores, tablets ou smartphones.

 

Plataformas para quem quer investir em um blog
Além do design responsivo, o investimento em um blog também exige uma boa plataforma para efetuar as postagens. Sendo assim, atualmente as plataformas mais recomendadas são:

 

Wordpress
É uma plataforma intuitiva e que permite ao usuário inúmeras possibilidades de postagens, tais como atualizações, programar publicações e também utilizar variados tipos de templates.

 

Blogger
Essa é considerada uma boa plataforma, especialmente para os iniciantes. Mantida de maneira gratuita pelo Google, o Blogger é dinâmico e fácil de usar.

 

Joomla
É uma plataforma bastante utilizada especialmente por programadores mais experientes. Por ser uma plataforma mais robusta, várias empresas fazem uso dela.

 

Tumblr
É caracterizado por ser uma plataforma com um visual bastante minimalista, sendo bastante adequada para quem almeja ter um blog pessoal contendo informações rápidas como um diário.

 

Conclusão
Um blog, devido a todas as características que apresenta, ainda consiste em um eficiente meio de interação, principalmente se for bem usado em conjunto com as redes sociais.

Conhece alguém que ainda está em dúvida se vale a pena investir ou até mesmo reativar um blog? Então não deixe de mostrar esse artigo.