Publicidade
Curtir, o gostar da era digital
14 de Novembro de 2011

Curtir, o gostar da era digital

 

MITI Inteligência analisa como o botão “curtir” afeta as relações sociais e corporativas, dentro e fora da web
 
Mais do que criar ou replicar conteúdo, o Facebook deu aos usuários uma nova possibilidade na internet: qualificar informação. Com o botão “Curtir”, é possível dizer o que é relevante nesse universo infinito de dados que se encontra na rede, apontando o que realmente interessa e o que é de qualidade, pelo menos do ponto de vista daquele indivíduo.
 
“Agora qualquer usuário de mídias sociais pode falar se gosta ou não de determinado conteúdo ou página. A consequência dessa qualificação popular é a influência da massa sobre a decisão dos consumidores. Nesse cenário, as marcas precisam adotar novos discursos para encantar e seduzir os internautas, alterando e criando novas métricas para gerenciar campanhas e sua imagem online”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.
 
As empresas precisam considerar que “curtir” é mais do que simplesmente gostar. Com essa simples ação, os usuários estão também compartilhando informações e preferências. “Aos poucos o curtir ganha uma nova funcionalidade, talvez mais importante que a original. Gostar do conteúdo agora também significa compartilhar, recomendar para seus amigos. É nesse momento que curtir e publicar passa a ter o mesmo sentido e ‘ser curtido’ se torna um grande objetivo para as empresas, que cada vez mais percebem a importância de ter seus serviços e produtos recomendados pela rede de contato de seu público-alvo”, observa Elizangela.
 
Monitorar e interagir
 
Ações promovidas pelos próprios usuários tendem a ter grande adesão por parte dos internautas, como é caso, por exemplo, da Marcha das Vadias, que tem sido realizada em todo o mundo e promovida pelo Facebook. Outro exemplo é a página que foi criada por um pai que quer dar o nome de seu filho Jaspion. Segundo ele, se houver um milhão de “curtir”, a esposa dele aceita. Ele já conseguiu mais de 350 mil cliques.
Nos EUA, a página ‘minha irmã disse que se eu conseguir um milhão de fãs ela dá o nome de seu filho de Megatron’ conseguiu atingir a marca em apenas 13 dias. Chegou a mais de um milhão e meio de fãs, mas a irmã não cumpriu a promessa.
 
Estrelas do “curtir” 
 
Diversos eventos fakes são grandes sucessos no Facebook. É o caso do The Large Evento on Facebook, em que mais de seis milhões de pessoas confirmaram presença, ou Fim do Mundo – Eu Vou, com quase 200 mil confirmações. “Felizmente, a rede social também tem sido usada para incentivar o engajamento dos usuários em manifestações contra corrupção e também para promoção de causas sociais e ambientais”, lembra Elizangela.
Entre as marcas brasileiras, destacam-se Guaraná Antártica e L’Óreal Paris, com mais de um milhão de fãs cada. Peixe Urbano e Nike Futebol também seguem com sucesso no ranking das páginas brasileiras mais curtidas. No fechamento desse estudo, no início de novembro, essas páginas tinham respectivamente: 1.722.506, 1.459.516, 941.151 e 502.336 fãs.
 
Com Informações: Proxxima
 

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade