Como gerenciar digitalmente sua conta bancária em 2020

15 de Julho de 2020

A melhor forma de controlar os seus gastos é ao gerenciar digitalmente sua conta bancária. Saiba como realizar essa tarefa com dicas práticas.

Imagem: Freepik

 

É inegável que o avanço da tecnologia trouxe mais praticidade para a nossa rotina. Atividades que antes dependiam de planejamento e deslocamento, hoje podem ser feitas pela tela do smartphone ou do computador, como é o caso da organização das finanças. Saiba que é possível gerenciar digitalmente sua conta bancária em 2020 com aplicativos e outros recursos. Veja como!

Segurança é essencial

Antes de receber qualquer orientação para gerenciar digitalmente sua conta bancária em 2020, é preciso ter em mente que a segurança é essencial e deve ser o primeiro aspecto a ser considerado nessa tarefa.
 


Imagem de creativeart por Freepik
 

Com episódios de vazamento de dados cada vez mais frequentes, medidas preventivas de proteção da informação representam a melhor forma de evitar complicações. Já existem ótimos sistemas antivírus para o computador e para o smartphone, que mantém dados financeiros e pessoais longe do domínio público.

Na maioria dos casos, para ter acesso a esse tipo de tecnologia, é necessário pagar pela licença de uso. Para economizar, obtenha as melhores ofertas para suas necessidades de segurança, escolhendo de acordo com os recursos que você pretende utilizar. 

 

Aplicativos dos bancos

Uma das maiores facilidades que a tecnologia trouxe para os usuários é a possibilidade de organizar a vida financeira com auxílio dos apps dos bancos, tanto no computador quanto no celular.

Esse recurso, presente no mercado já há alguns anos, foi apresentado pelos bancos tradicionais, mas não demorou muito para que bancos totalmente digitais surgissem. Em tempos de quarentena e a impossibilidade de sair de casa, os bancos digitais, que não contam com agências físicas, ganharam mais espaço, com abertura de contas digitais em disparada

Depois de contar com uma boa estrutura de segurança no seu equipamento, seja no computador ou no smartphone, é hora de fazer o download e a instalação do aplicativo do seu banco. Geralmente, esses apps são apresentados em primeiro lugar ao fazer uma busca na loja do seu sistema operacional.
Para os bancos tradicionais, é comum que o usuário precise desbloquear o uso pelo dispositivo em um caixa eletrônico. Os bancos digitais não contam com essa etapa, uma vez que não possuem agências físicas, mas normalmente o cliente passa por um processo de aprovação.
Sincronização e controle de gastos

Uma das melhores formas de gerenciar digitalmente sua conta bancária é fazendo o controle de tudo o que você gasta. Se preencher planilhas ou anotar em um caderno cada compra que faz não é tão prático para você, saiba que existem sistemas capazes de fazer esse controle de forma automática.

Imagem de diana.grytsku por Freepik

 

Aplicativos de finanças pessoais permitem que você cadastre suas contas bancárias de modo que sempre que houver uma movimentação financeira seja criado um registro. Em muitos apps, há inclusive uma categorização dos gastos, permitindo que ao final do mês você consiga identificar os pontos críticos dos seus gastos. 

Quem não quer sincronizar seus dados bancários, seja por questões de segurança ou por qualquer outro motivo, deve considerar utilizar uma plataforma para realizar registros manuais. Por mais que essa atividade tome tempo, é fundamental para uma vida financeira saudável.

Ao gerenciar digitalmente sua conta bancária para ter controle de gastos você está indo na contramão da maioria dos brasileiros. Uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil levantou que 58% das pessoas nunca controlam as finanças, sendo que 17% dos consumidores precisam recorrer ao cheque especial ou aos empréstimos com frequência pela falta de controle.

Planeje o seu futuro
Tão importante quanto controlar seus gastos presentes é fazer um bom planejamento do seu futuro. Afinal, quando temos um objetivo claro em mente para direcionar o dinheiro é mais fácil entender e aceitar as restrições ou economias.

Vários dos aplicativos de controle de gastos contam com uma área para que você identifique seus objetivos, declarando qual valor será necessário para que o sistema retorne quanto de economia é necessário fazer e durante qual período.

Ter um bom planejamento do futuro ajuda a entender qual a melhor forma de investir o seu dinheiro, evitando erros comuns das finanças, como seguir fielmente os investimentos de outra pessoa, que nem sempre tem relação com seus objetivos ou com a sua realidade.

São vários os recursos disponíveis para utilizar quando falamos em gerenciar digitalmente sua conta bancária, ferramentas que colaboram para a organização em todas as etapas. Se você ainda não faz uso desses apps e sites, comece a testar para gerenciar digitalmente suas finanças. Certamente, o saldo será positivo.
 

Notícias Relacionadas