Sueca SNASK responde questionamento do AcontecendoAqui sobre o livro da CLINT SOLUTIONS
16 de Dezembro de 2016

Sueca SNASK responde questionamento do AcontecendoAqui sobre o livro da CLINT SOLUTIONS

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Conforme nossos leitores sabem, há dua semanas circulou em vários canais comentários sobre o livro da CLINT SOLUTIONS que fora acusada pela sueca SNASK de ter copiado slogan, tipologia, identidade visual de suas criações para elaboração do material distribuído pela empresa catarinense durante o RD Summit realizado em novembro em Florianópolis. Após alguns dias da publicação da matéria reproduzida abaixo, perguntamos para a SNASK se ela havia lido nossa matéria e se havia rolado algum diálogo entre as duas empresas para que mostrássemos aqui para nosso público. Veja a seguir o que recebemos em resposta. Tradução de nossa redação:

Não há, repito NÃO há discussão se a Clint Solutions copiou ou não descaradamente seu novo perfil de marca de nós e de vários outros.

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Não é uma coincidência que eles roubaram o nosso lema “Make Enemies & Gain Fans”, que é a palestra que levamos em nossa tour pelo mundo, bem como o nosso livro, lema e manifesto.

Não é por coincidência que eles fizeram seu próprio livro de inspiração com uma estampa de ouro e copiaram a tipografia de nosso livro, com o mesmo nome que o nosso, bem como a palestra e o lema.

Não é uma coincidência que eles estavam usando “Make Enemies & Gain Fans” no rodapé de seu novo site de marca e, de repente, optaram por tirá-lo.

Não é uma coincidência que eles incluíram “Make Enemies & Gain Fans” como um de seus pontos fortes em seu manifesto. Tampouco quando também usaram a expressão “Veja as pessoas como pessoas” em seu manifesto.

Não é uma coincidência que eles escreveram em seu livro que eles roubam de outros.

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Leia a seguir nossa matéria publicada no dia 5 de dezembro e os comentários dos leitores.

Há uma semana rola nas redes sociais uma enxurrada de comentários sobre o episódio que envolve a catarinense Clint Solutions num post que a empresa SNASK fez em seu facebook em que acusa a brasileira de plagiar seu slogan “Make Enemies & Gain Fans” e a identidade visual de seu livro em uma peça similar que a Clint produziu e distribuiu no RD Summit 2016.

A origem do caso – Post da SNASK
“Nós encontramos por acaso uma agência brasileira chamada Clint.Solutions. Eles fizeram seu rebrand e criaram o slogan “Make Enemies & Gain Fans” (faça inimigos e ganhe fãs). Além disso, eles também criaram um livro de ouro. Nós tentamos obter este livro, já que estamos muito curiosos sobre ele, assim como o resto de seu branding. Alguém pode nos ajudar a consegui-lo?”

Resposta da CLINT
– “Olá SNASK, como você está? Respondemos a você por e-mail e esperamos uma resposta. Estamos ansiosos para falar com você. Um abraço do Brasil!”. A SNASK devolveu:
– “What are you so anxious to talk about? Your email was very long and full of excitement and the words “sorry” or “apologize” wasn’t in it except for you taking too long to respond.”
– A CLINT publicou em seguida uma foto mostrando o dedo do meio com duas palavras:  Sorry? Apologize? 

Esta publicação gerou uma infinidade de comentários e o leitor deve estar imaginando de quais tipos… Selecionamos um deles, em português, que retrata a maioria dos comentários.

Bibiana Beck publicou no post da foto da Clint:
“Clint.Solutions, então deixa eu ver se eu entendi… Vocês fizeram uma campanha e um livro completamente copiados dos caras. Eles mandam um e-mail falando sobre. Vocês demoram pra responder e quando o fazem, metem o loko animadão do “vamos ser amigos, a gente gosta das mesmas coisas!!!”. Os caras não curtem, óbvio, porque vocês tão completamente equivocados, e pedem que vocês façam algo muito simples: reconhecer o vacilo. A resposta de vocês é mandar uma foto PUBLICAMENTE mostrando o dedo do meio e mandando beijo? QUANTOS ANOS VOCÊS TEM?”

A justificativa da Clint no Facebook da SNASK
Clint.Solutions: Do contrário do que está sendo dito, nós nos esforçamos muito para produzir o manual “Nunca Pare de Correr”. Foi um esforço gigantesco, um trabalho enorme, dias mal dormidos de diversas pessoas nesse projeto, para distribuirmos gratuitamente o material no RD Summit.

O manual (motivacional ou de auto-ajuda como estão falando) é um resumo de tudo que acreditamos e que vivemos no dia a dia da Clint. Por conta disso, ele não tem como ter sido copiado ou plagiado. Nós montamos um quebra cabeça com as ideias que faziam sentido para nós.

O que aconteceu é que nós entendemos que a expressão “Make Enemies and Gain Fans” nos representa muito bem e decidimos usá-la no evento. Nós realmente acreditamos que pessoas/empresas que se destacam, ganham como recompensa o reconhecimento e como consequência a inveja. Já com relação à capa dourada, existem outras publicações com este tipo de capa (ex: https://www.amazon.com/Palette-03-Silver…/dp/9881943930).

No entanto, se a criação do nosso manual e o uso da expressāo “Make Enemies and Gain Fans” durante o evento, deram ao público a impressāo de que estávamos plagiando o livro da Snask, lamentamos e aproveitamos essa oportunidade para pedir desculpas à Snask e aos que se sentiram incomodados, inclusive pela confusāo que nosso posicionamento no Facebook causou.

Resposta da Skank
“Então vocês ainda não admitem que copiaram e roubaram nosso conceito e design? E sobre a “coincidência” que vocês usaram o nome do nosso livro e, em seguida, o seu livro passou a ser de ouro e tem tipografia semelhante?
Ou sobre a “coincidência” que suas páginas em sua “criação” são muito semelhantes ao nosso?
Ou o fato de que vocês usaram o slogan “Make Enemies & Gain Fans” em seu rodapé em seu site.”

AcontecendoAqui ouviu a CLINT
Nesta segunda-feira, 05/12, a redação do AcontecendoAqui conversou com o CEO da CLINT, André Bernert buscando um esclarecimento para o assunto. André confirmou que houve uma confusão e que já havia entrado em contato com a SNASK pedindo desculpas pelo fato, inclusive pela falta de educação com a publicação da foto ofensiva acima publicada. Confira o depoimento do diretor da CLINT. 

“A Clint.Solutions lançou, no RD Summit 2016, seu novo posicionamento voltado para o desenvolvimento de soluções através de consultorias para nossos parceiros. Como ação exclusiva para o evento, distribuímos gratuitamente o manual “Nunca Pare de Correr” que estimula as pessoas e empresas a buscarem mudanças que as destaquem no mercado.

Ao folhear o material nos deparamos com nossos pensamentos e convicções, além de frases e imagens famosas que reforçam nossos ideais. Usamos uma compilação visual para trazer um conteúdo inspirador, baseado no que acreditamos.

Respeitamos a manifestação livre das pessoas para expressarem suas opiniões. A repercussão nas redes sociais é um processo natural, um exercício da liberdade de expressão.

Seguimos nosso foco nos objetivos de 2017, provocando mudanças e acelerando resultados para os nossos clientes.”

André Bernert
CEO”

Para acessar a página que gerou esse assunto acesse: https://www.facebook.com/SNASKSthlm/posts/1205665592802038

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