Cidades catarinenses compartilham soluções tecnológicas

27 de Novembro de 2019

IV Fórum de Cidades Digitais em Itajaí, reconhece seis Projetos Inovadores

O uso de tecnologias para contribuir na eficiência da gestão pública e os serviços prestados à população nos municípios catarinenses foi tema de encontro nesta quarta-feira (27), em Itajaí, durante o IV Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajaí. Na ocasião, realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí, municípios e empresas compartilharam soluções e experiências positivas em andamento.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, ressaltou a importância da tecnologia para tornar as administrações mais ágeis e transparentes. Segundo ele, ao promover a troca de informações entre os gestores, o Fórum estimula que inovações sejam implantadas nas localidades.  “Um evento como esse só vem nos ajudar nesse caminho de desenvolvimento que é inevitável. Em Itajaí estamos fazendo um esforço grande através da nossa Secretaria de Tecnologia no sentido de modernizarmos a nossa administração. São mais de 30 soluções entre aplicativos, portais e sistemas desenvolvidos aqui ou compartilhados e isso é muito importante porque é uma questão já estratégica. Os municípios não têm como fugir dessa modernização administrativa, dessa presença cada vez maior da tecnologia”, afirmou o prefeito, acrescentando ainda novas ações que visam fomentar o desenvolvimento regional como a construção do Centro de Inovação em Itajaí. “Aí também é uma outra experiência que se inicia onde nós teremos uma gestão compartilhada com os municípios da AMFRI”.

Entre as ferramentas implantadas em Itajaí está o Sistema de Obras para o gerenciamento de todas as demandas que passam pela pasta. De acordo com o secretário Márcio José Gonçalves, desde março, mês que marcou o início da informatização da Secretaria, já foram realizados 19 mil atendimentos. “A gente consegue ter a visão de cada bairro da cidade, qual tipo de atendimento, o prazo, e dar o retorno para as pessoas”, disse o secretário sobre a importância dos dados para tomada de decisão.

O especialista Gustavo Pereira, um dos palestrantes do Fórum de Cidades Digitais em Itajaí, destacou ainda que as Prefeituras devem priorizar o tratamento das informações para análise e melhorias no atendimento. “A tecnologia tem que ser meio e não fim, sempre focado na resolução dos problemas”.

 

Cidades Sábias – Além de digital e inteligente, outro conceito que vem surgindo, conforme lembra Pereira, são as cidades sábias, que priorizam a informação para o desenvolvimento de ações. “É ser mais agregador no resultado final, conseguindo dar soluções para a população”, completa.

Projetos Inovadores – Nesta quarta (27), seis municípios receberam o título de Projeto Inovador, por iniciativas em andamento nas cidades. Para o diretor da RCD, José Marinho, o reconhecimento valoriza as gestões que entendem a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de crescimento e desenvolvimento socioeconômico das localidades. “Além de valorizar, traz ideias e mostra o que os municípios têm feito para aprimorar o poder público e melhorar a vida das pessoas”.

 

Projeto Inovador 2019
Balneário Camboriú - Laboratórios Móveis de Informática
Brusque – Tecnologia na Comunicação
Florianópolis - App Floripa Hike
Itajaí – SASO: Sistema de Atendimento da Secretaria de Obras
Itapema - Aulas de Robótica / Mesas interativas
São João Batista - Plataforma e-Ouv

Notícias Relacionadas