Publicidade
Cibercriminosos se aproveitam de falha de segurança do WhatsApp para bloquear contas
15 de Abril de 2021

Cibercriminosos se aproveitam de falha de segurança do WhatsApp para bloquear contas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A ESET, companhia especializada em detecção proativa de ameaças, alerta os usuários do WhatsApp sobre um novo cibercrime. Trata-se da possibilidade de bloquear o acesso ao aplicativo usando apenas o número de telefone do usuário e mesmo com a confirmação de duas etapas ativada.

Resumidamente, o golpe acontece da seguinte forma: os criminosos, com o número de telefone da vítima em mãos, tentam ativar o acesso em outro celular repetidas vezes, errando o código de verificação propositalmente, até que a geração de novos códigos seja bloqueada por 12 horas. Feito isso, eles enviam um e-mail para o suporte do WhatsApp pedindo a desativação da conta alegando roubo ou perda do aparelho – serviço que é realizado sem que seja feita a verificação de titularidade. Caso o invasor repita esse processo três vezes consecutivas, o aplicativo é bloqueado permanentemente.

Publicidade

“Não há como optar por não ser descoberto no WhatsApp. Qualquer pessoa pode digitar um número de telefone para ver se há uma conta associada. Além disso, melhorar a privacidade ajudaria a proteger os usuários contra isso, além de forçar as pessoas a implementar um PIN de verificação em duas etapas”, disse o especialista em segurança da ESET, Jake Moore.

Em comunicado à revista Forbes, um porta-voz do WhatsApp sugere que, por precaução, o usuário informe um e-mail junto à confirmação em duas etapas. “Fornecer um endereço de e-mail e duplo fator de autenticação ajudará nossa equipe de atendimento ao cliente a ajudar as pessoas caso encontrem esse problema”, disse.

Publicidade
Publicidade