BriviaDez lança programa gratuito de formação para cientista de dados

22 de Outubro de 2020

Iniciativa pretende atrair novos talentos e suprir a carência do mercado de trabalho

Wagner Cambruzzi, head of Data Intelligence da BriviaDez.

A BriviaDez, agência de estratégia, experiência e comunicação do Rio Grande do Sul, acaba de lançar o Data Training Program. Trata-se de um programa gratuito de formação para cientista de dados. O objetivo é suprir a demanda por profissionais da área, uma das mais portadoras de futuro do novo mercado de trabalho, mas em defasagem entre a oferta de vagas e a quantidade de profissionais especializados. As inscrições já estão abertas e são feitas online através deste link.

"Já existia uma demanda gigantesca e crescente pela área de dados no pré-pandemia, com escassez de talentos disponíveis no mercado. Com a aceleração da transformação digital, motivada pela pandemia, essa carência se acentuou ainda mais", aponta o head of Data Intelligence da BriviaDez, Wagner Cambruzzi. 

Com duração de 90 dias e enfoque prático, o Data Training Program é voltado a jovens estudantes da área de exatas. Não é exigida experiência profissional, mas os interessados devem estar estudando um curso técnico ou graduação. A tutoria é toda realizada pelos especialistas da Área de Dados da BriviaDez, onde os participantes poderão atuar após o término da formação.

A primeira etapa do programa, realizada como piloto, encerrou em maio e teve cinco formados, dos quais três já foram contratados pela própria agência. Desta vez, a ideia é capacitar até 15 pessoas em data science — expertise que envolve a análise de dados para tomada de decisões assertivas - e a cada ano, no mínimo 40 profissionais.

"O currículo das universidades ainda não está alinhado a essa nova demanda. Fomos percebendo que as pessoas não têm noção sobre o que é essa área, nem a enxergavam como uma carreira viável. Queremos mostrar que essa é uma profissão com muitas oportunidades, que remunera bem, está em alta e vai se tornar ainda mais relevante nos próximos anos", explica Cambruzzi.

De acordo com o Chief Operating Officer (COO) da BriviaDez, Fernando Silveira, o programa também se apresenta como uma oportunidade os estudantes que encontram dificuldades de inserção no mercado de trabalho. 

"Temos a noção de que essa iniciativa tem o potencial de mudar o curso da vida das pessoas, ainda mais num momento de crise econômica e de desemprego em alta. Então, além da competência técnica, também levamos em conta o critério social nessa seleção", conclui o executivo.
 

Confira abaixo a programação completa:

 

- Introdução e recepção

- Ciência de dados - oportunidades

- Power BI:

Workshop: Engenharia de dados e visualização

Workshop e tutorias sobre SQL

Curso PowerBi

Tutoria ao longo do curso

Briefing para trabalho de conclusão

Trabalho prático de conclusão

Apresentação do trabalho de conclusão

- Python:

Workshop: Python para análise de dados

Curso de Python

Tutoria ao longo do curso

Briefing para trabalho de conclusão

Trabalho prático de conclusão

Apresentação do Trabalho

- Análise de dados:

Workshop sobre a importância da análise de dados

Notícias Relacionadas