Balneário Camboriú recebe primeiro simulador de alta performance para amantes do automobilismo

23 de Julho de 2019

Projeto traz realidade virtual a um nível de tecnologia que se compara a utilizada pelas equipes profissionais de corrida

Os amantes do automobilismo terão um novo espaço em Balneário Camboriú para vivenciarem uma experiência até então inédita no Brasil. O novo tipo de simulador de corrida foi desenvolvido pelo engenheiro Paulo Guimarães e sua equipe, protagonistas no passado de um outro simulador inédito, de movimentos ilimitados, que foi idealizado para treinamento militar de pilotos de aviões caça, como o F22.  A Need 4 Racing, empresa idealizadora do empreendimento, utiliza equipamentos considerados de última geração, desenvolvidos e fabricados pela ProSIMaker Advanced Simulators. Os simuladores serão instalados em agosto, no Hollywood Bowl, boliche localizado na Avenida Atlântica.

O simulador GT 4DoF V1 foi criado para os amantes de carros e velocidade, possibilitando efetivamente que a pessoa desfrute a experiência de pilotar um carro a 330 quilômetros por hora em pistas como a de Interlagos. A nova tecnologia do simulador não fica a dever em nada ao sistema CXC, atualmente utilizado para treinamento de pilotos profissionais. “A experiência proporcionada é, de fato, muito realista. O piloto pode optar entre diferentes carros e pistas, incluindo as mais famosas do mundo, fazendo do virtual uma experiência inesquecível”, conta o sócio da Need 4 Racing e da ProSIMaker Advanced Simulators, Felipe Pavoni.

O simulador não é um videogame e não é indicado para crianças, pois opera com telemetria integral do carro virtual para o equipamento simulador, assim, todas as reações decorrentes de frenagens, desgaste de pneus, suspensão, acelerações, tomadas de curva, dentre tantas outras, são repassadas diretamente para os quatro atuadores eletromecânicos de alta performance do simulador, com curso de movimentação sem precedentes nesse segmento. Por isso, a necessidade do piloto estar com cinto de segurança afivelado. 

No próximo dia 7, quarta-feira, inicia o 1º Campeonato Need 4 Racing, onde serão utilizados seis simuladores para pilotagem de alta performance, com a premiação chegando a R$ 1 mil. As inscrições estão abertas - com vagas limitadas - neste link

“Este é apenas o primeiro de muitos campeonatos que queremos realizar, já pensando futuramente em proporcionarmos prêmios como cursos de pilotagem, passagens aéreas, e quem sabe até, a revelação de um novo talento para patrocinarmos”, afirma o sócio da Need 4 Racing e da ProSIMaker Advanced Simulators, Douglas da Soler. A iniciativa é uma realização dos empresários Felipe Pavoni, Douglas da Soler, do engenheiro Paulo Guimarães e sua equipe, do piloto virtual Rodrigo Baronio e do engenheiro mecânico Reges Dias.