Azul inova em sistema de embarque que garante o distanciamento social

25 de Maio de 2020

Por meio de realidade aumentada, monitores indicam ao passageiro o momento certo de embarcar

A companhia aérea Azul inaugura em Curitiba a mais nova solução de acesso às aeronaves: o Tapete Azul. Trata-se de um conjunto de projetores e monitores, que, através de realidade aumentada, indicam ao passageiro o momento certo de embarcar. A tecnologia pioneira no mundo ajuda a organizar de forma rápida e prática as filas e garante o distanciamento social entre os passageiros, já que permancerem a quatro metros de distância entre si.

No chão, os projetores criados pela Pacer Tecnologia formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. De acordo com estimativas da companhia, a solução vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% entre o tempo de embarque e de acomodaçã dentro do avião, número que pode ser ampliado ao longo do desenvolvimento do produto.

“O processo de embarque de uma aeronave possui regras e a necessidade de identificação dos Clientes para garantir a segurança. Essa tecnologia está nos ajudando a fazer isso com muito mais agilidade e segurança, especialmente neste período em que as pessoas precisam manter a distância uma das outras. Isso acontece porque o sistema chama de forma intercalada nossos Clientes a fazerem o embarque, tornando o processo mais fluido para quem está viajando”, explica o vice-presidente de Pessoas e Clientes, Jason Ward.

O Tapete Azul já está em fase de testes em Goiânia e em Viracopos, principal aeroporto da Azul e maior centro de distribuição da América do Sul. A expectativa da companhia é de que o tapete chegue até o fim do mês no Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e em Salvador e Belo Horizonte. Outros 17 aeroportos serão contemplados com a tecnologia até o fim do ano, respondendo por cerca de 70% dos embarques de voos domésticos da Azul.

 

Assista ao vídeo que explica a solução:

Notícias Relacionadas