Audiência pública em Itajaí debate regulamentação para aplicativos como Airbnb

28 de Junho de 2019

Proposta do vereador Thiago Morastonitem como foco discutir a exploração de imóveis como meio de hospedagem remunerada na cidade

A Câmara de Vereadores de Itajaí realiza na próxima segunda-feira, 1º de julho, audiência pública para discutir a regulamentação de sites e aplicativos de hospedagem como Airbnb e Booking. O encontro será a partir das 18h30 e diversas entidades de classe, sociedade civil, usuários e representantes das plataformas estão entre os convidados.

Em alta em todo o mundo, a exploração de imóveis como meio de hospedagem remunerada, proposta pelos sites citados, está em discussão na maioria das cidades brasileiras. Os municípios buscam a regulamentação da atividade para garantir a competitividade no setor, além de amparo legal.

 “Assim como o caso dos motoristas por aplicativo, que também é uma atividade relativamente nova, essa forma de hospedagem necessita ser discutida e regulada. Queremos envolver o máximo de especialistas do setor e usuários para chegar a normas eficientes e benéficas”, explica o vereador Thiago Morastoni, proponente da audiência.

Entre os convidados para o encontro estão representantes dos sites Airbnb, Booking, AlugueTemporada, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Itajaí, Visite Itajaí Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), Curso de Turismo e Hotelaria da Univali, Trade hoteleiro, OAB, Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Procon de Itajaí, entre outros.