MEMÓRIA | A atualização no algoritmo do Google e as surpresas no Instagram
10 de Julho de 2019

MEMÓRIA | A atualização no algoritmo do Google e as surpresas no Instagram

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Esta matéria foi publicada originariamente neste portal no dia 5 de junho deste ano.
Ela está sendo publicada novamente hoje, no dia que o Instagram dá início a testes
na plataforma no Brasil. Uma das novidades é a omissão pública do número de curtidas.
A partir de agora somente o dono do post terá essa informação.

No iníciode junho o Instagram fez uma série de interferências nas contas de seus usuários sem aviso prévio, o que provocou pânico mundo à fora. Sim, pânico, pois contas foram banidas, outras bloqueadas e a maioria teve afetada a sua quantidade de seguidores. Veja o diálogo entre pessoas num grupo de Whats App que o AcontecendoAqui acompanhou ontem:

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[11:26, 4/6/2019] Oi gente ????
Preciso de um help de vcs! To tentando criar uma conta aqui no insta e não consigo de jeito nenhum?????? Ele permite
criar (já tentei diversos usuários e e-mails) depois diz que minha conta foi bloqueada.

[11:29, 4/6/2019] : Sim, comigo ja aconteceu 3x, tinha criado o instagram do cliente, fica rodando 1/2 dias e simplesmente bloqueia até o e-mail e nunca
consegui achar alguma resposta sobre isso. 
Achei até que fosse pq eu não era a unica que mexia no instagram (pois o cliente exigia q ele postasse as
fotos e as # e a pessoa não morava no brasil, eu tinha q autorizar daqui pelo aviso do instagram).

[11:29, 4/6/2019] : Mas infelizmente não faço ideia do pq vem acontecendo, ja busquei vários artigos e nada

[11:34, 4/6/2019] : Que coisa! Eu to achando que tenha a ver com o nome do usuário. Que talvez alguém já tenha usado um nome similar e tenha furado
alguma regra, sei lá

[11:35, 4/6/2019] : pode ser, o mais proximo q cheguei de achar uma solução, no meu caso, foi o uso da mesma # com frequencia, ele pode achar q é
algum bot ou algo semelhante e por isso bloqueia. Mas se no teu caso não chegou a fazer nenhuma postagem e tal, pode ser por nome mesmo.

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Algoritmo de Busca do Google
No dia 3 de junho, a Google anunciou mais uma atualização no seu algoritmo, desta vez feita com antecedência a pedido da comunidade da internet – que das vezes anteriores fora surpreendida com atualizações sem aviso, o que gerava um tumulto na vida e nos negócios atrelados ao Google.  No dia 2 de junho, a Google escreveu: “Estamos lançando uma ampla atualização do algoritmo central, como  fazemos várias vezes por ano. É chamado de atualização do núcleo de junho de 2019. Nossa orientação sobre essas atualizações permanece como já cobrimos antes”. Leia o que ele dizia sobre  essa  atualização: “uma atualização sobre atualizações — para nossos algoritmos de pesquisa. Como explicado antes, cada dia, o Google geralmente libera uma ou mais alterações projetadas para melhorar nossos resultados. A maioria tem pouca mudança perceptível, mas nos ajuda a continuar a melhorar incrementalmente a pesquisa…”

Anúncio antecipado
Na atualização daquela semana o Google avisou que faria o anúncio da atualização ao vivo, o que gerou uma grande expectativa internacional. No entanto,  aparentemente, não é nada demais. Confira logo abaixo alguns depoimentos de profissionais que têm domínio da plataforma, consultados pelo AcontecendoAqui, que avaliaram a notícia e investigaram o que estava sendo dito pela Google e a repercussão disso. Uma das empresas que o portal consultou, por ser a mais atuante com o Google em Santa Catarina, preferiu não se manifestar oficialmente mas disse que sempre há muita especulação nos dias em que acontecem essas atualizações e que no decorrer da semana é que se vai perceber o que efetivamente essa atualização provocou nos sites e nas contas atreladas ao Google. 

Depoimentos de leitores do AcontecendoAqui

“O Google realiza atualizações todos os dias, a última atualização maior foi em março. Já avisaram que nem sempre as atualizações são perceptíveis. Ainda não citaram, de maneira detalhada, o que foi atualizado nem deram  informações que nos ajudem a mensurar o impacto dessa mudança. Seguimos com a preocupação de ter conteúdos relevantes que respondam ao que as pessoas procuram em suas pesquisas, entregando da maneira mais fácil para as encontrarem respostas e se relacionarem com as marcas que trabalhamos.”

Camila Heberle, Head of BI na Sambba Propaganda

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“O Google anunciou que teremos mais alterações no algoritmo. Nossa dica é ficar de olho no posicionamento orgânico das keywords, e nas ferramentas Google Search Console e Google Analytics.”

João Andrade, presidente da ABRADi – SC e sócio-diretor da A2C

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“Essa atualização do Google foi “cantada” há meses (quiçá anos). Ela simplesmente acompanhou o comportamento do usuário, o qual ela sempre privilegiou desde sua concepção.
O que as empresas precisam se dar conta é que ela precisa, assim como o Google, se moldar ao comportamento dos usuários, e não o contrário.
Infelizmente (ou felizmente), estamos na fase de empoderamento do usuário. E os negócios que não se adaptarem a essa nova fase, estão fora do mercado.
Da noite para o dia estão surgindo e desaparecendo novos negócios, e esse é um movimento do mercado que constata parte disso. Consumidores cada vez mais exigentes e até os gigantes como o Google precisam se adaptar a eles.
Seu site não está adequado às novas regras de SEO anunciadas pelo Google? Corra atrás do prejuízo, se não o prejuízo vai correr atrás de você.
Risco para as empresas? Não, somente uma oportunidade dela se antecipar e fazer diferente daqui para frente.”

Luiz Gustavo Schroeder Vieira, sócio-diretor a Agência Mito

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“O Google sempre faz atualizações e resolveu avisar a comunidade no caso de novas “mudanças”, o Core Update de Junho é o Google dizendo que quer entregar os melhores resultados aos usuários. Nos próximos dias, vale ficar de olho no Google Analytics e nos relatórios do Google Search Console. Em casos como esse eu sempre digo que devemos esperar, nunca devemos “correr” atrás dos algoritmos e sim, focar em melhorar o nosso site, trazendo sempre a melhor experiência para o usuário. Caso você perceba muitas oscilações em seus resultados, talvez seja a hora de parar e reavaliar itens básicos como: SEO On page, aqui, o básico é o avançado, performance (tempo de carregamento, experiência mobile e experiência no site como um todo) e conteúdo. Vale também, pensar em agregar snippets ao seu site, o Google já os colocou como uma tendência para 2019 e que pode ajudar nos seus rankings”.

Rosana Amaral – Especialista em SEO na Resultados Digitais

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A atualização não irá gerar grande impacto no SEO dos sites e apenas daqui algumas semanas de monitoramento iremos realmente perceber o impacto dessa atualização. O objetivo do Google é sempre melhorar o resultado das buscas e certamente essa atualização vai ao encontro desse objetivo. Um ponto que devemos ter atenção é que no último ano a busca pelo o termo “perto de mim” aumentou 55%. Talvez essa atualização vá ao encontro desse fato, mas isso é apenas uma suposição. O fato é que as pessoas estão cada vez mais buscando por negócios perto delas. E estar bem posicionado no Google nesse momento é fundamental para o sucesso de um negócio local.

Santiago Edo – CEO da Reviwer

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Opinião do AcontecendoAqui

O portal especula aqui, alguns itens que podem sofrer com essa atualização:
– ausência de certificado de segurança;
– mobile first;
– tempo de abertura do site;
– maior rigor no uso de palavras-chave (leia matéria do dia 30 de maio);
– maior controle no uso de “artimanhas” como o caso North Face propagado nesta semana. Leia aqui.

O AcontecendoAqui acredita que estejam sendo tomadas providências há muito reclamadas pelas agências de propaganda e pelos anunciantes internacionais que viam nas plataformas dessas gigantes um muro entre os interesses do ecossistema da comunicação. Fake news, adblocks, a proliferação de influencers, seguidores fantasmas e uma série de outras ocorrências vinham sendo tratadas como obstáculos para a manutenção de investimentos em mídia digital de grandes marcas como Unilever e P&G, as que mais noticiaram esse movimento. Torçamos para que todas as outras plataformas também tomem atitudes semelhantes.

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