ARTIGO: Tecnologia em evolução na era da Covid-19

04 de Junho de 2020

Como visualizamos as vantagens que a tecnologia traz nesse momento tão delicado?

*Por Tristen Norman

 

Nosso relacionamento com a tecnologia está evoluindo rapidamente. Em um momento em que a normalidade foi virada de cabeça para baixo, a conexão com pessoas, produtos e serviços além de nossas quatro paredes nunca foram tão vitais e a tecnologia está desempenhando um papel central. Então, com isso em mente, como visualizamos as vantagens que a tecnologia traz?

O uso da tecnologia está permitindo que as pessoas mantenham contato, e manter contato durante um período de isolamento social é essencial para o bem-estar mental e físico. De acordo com nosso estudo recente intitulado Visual GPS, 79% dos entrevistados afirmou que a tecnologia os fez se sentir conectados com as pessoas importantes de suas vidas. Empresas estão prestando atenção e refletindo isso em suas campanhas. Por exemplo, o anúncio emocionante da Telus, que mostra como o nascimento de um bebê apresentado ao resto da família através de uma tela pode ser tão poderoso quanto o momento ao vivo. 

A visualização da conexão mudou firmemente para mostrar as conexões virtuais. Em abril, as pesquisas de clientes na Getty por "Conexão Virtual" aumentaram 3400%. Além disso, os seguintes termos de pesquisa associados a "virtual" apareceram pela primeira vez: "happy hour", "festa", "graduação", "café", "encontro", "jantar" e "casamento". Tudo isso demonstrando como as pessoas estão se adaptando rapidamente e sendo inovadoras ao criar conexões virtuais, por exemplo encontros socialmente distanciados. Visualmente, humanizar a tecnologia em suas narrativas é mais compreensível.

No que se refere ao bem-estar, a saúde física e mental não deve ser negligenciada, em nenhum momento e, especialmente, agora. Durante essa crise, a tecnologia continua sendo valiosa para rastrear a saúde e fornecer maneiras para as pessoas cuidarem de si mesmas. No mês passado, as pesquisas de clientes na Getty por "telemedicina" aumentaram 727%, enquanto "Yoga Virtual" e "Treino Virtual" apareceram pela primeira vez, refletindo o que as pessoas estão fazendo neste novo normal. Personal trainer e Youtuber, Joe Wicks ganhou muita atenção e milhões de visualizações por seus treinos ao vivo, que às vezes tem participação de sua família. O treinamento com personal trainers, em tempo real, evoluiu para se tornar mais íntimo, passando dos ginásios para o lar. Da mesma forma, galerias, museus e teatros estão praticamente abrindo suas portas e incentivando as pessoas a melhorar seu bem-estar mental de maneiras menos tradicionais. Por exemplo, no Reino Unido, o The National Theatre tem transmitido performances de teatro para os fãs desfrutarem do conforto de suas casas - literalmente, o melhor lugar da casa.

Muitos estão usando esse tempo para serem produtivos, desenvolverem e compartilharem novas habilidades. A tecnologia está ajudando isso. Seja faça você mesmo, cozinhando, cuidando ou tocando instrumentos, etc. as pessoas estão usando a Internet como uma ferramenta para aprender e atingir seus objetivos. Em nossa mais recente pesquisa de mercado do Visual GPS, 74% dos entrevistados disseram que a tecnologia os ajudou a acompanhar as metas, isso saltou para 97% entre as pessoas apaixonadas por tecnologia. Anúncios da Currys PC e Telia, fazem um bom trabalho ao mostrar como o uso da tecnologia mantém as pessoas ocupadas e aproveitando melhor seu tempo.

Ao visualizar a evolução da tecnologia, é importante demonstrar uma história mais ampla e mostrar seus benefícios sem colocar a tecnologia em si como foco principal. Mostre como a tecnologia reuniu as pessoas, por exemplo, um marco comemorado usando uma vídeo chamada com seus entes queridos. Por fim, afaste-se das representações futuristas da tecnologia com sobreposições azuis.

A tecnologia é mais do que uma ferramenta, é um valor pessoal. Visualizar a tecnologia de uma maneira que destaque os benefícios positivos da inovação repercutirá nos consumidores que já estão a bordo - e essa é a maioria deles!

 

*Norman é diretora sênior de insights criativos da Getty Images.

Notícias Relacionadas