ARTIGO | O futuro do varejo é o e-commerce?
04 de Janeiro de 2021

ARTIGO | O futuro do varejo é o e-commerce?

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Se você chegou até esse post é porque está interessado nas vendas pela internet. Para vender online existem muitas possibilidades: redes sociais, blog, marketplaces e loja virtual. Mas por que o futuro do varejo é o e-commerce?

Por que o e-commerce é o futuro do varejo brasileiro?

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Bom, que o futuro do varejo é online você já deve ter percebido. Hoje em dia, todo mundo faz compras online, até aqueles que nunca aderiram, neste ano, mudaram de opinião. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses de 2020, o que totalizou 38,8 bilhões de reais

Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020 somente no e-commerce. O e-commerce já vinha crescendo nos últimos anos e estava projetado para crescer 18% em 2020, mas com os acontecimentos do ano, como o isolamento social, esse modelo de negócio ganhou milhões de novos consumidores!

O primeiro impacto da pandemia para o mercado online foi a súbita queda nas vendas, pelo medo do desconhecido. O segundo momento foi viver intensamente um dos melhores períodos de crescimento das vendas online

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online apenas durante o primeiro semestre de 2020, um crescimento de 40%. Com esses dados, o Brasil chega à marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce. Do total, 58% compraram ao menos quatro vezes em 2020, enquanto 20% concluíram mais de dez pedidos no período.

Aposto que você já está convencido apenas com esses dados. Mas as informações sobre o crescimento do mercado virtual ainda não acabaram. Além de todos estes dados animadores, o índice MCC-ENET também revelou em junho de 2020 que as vendas online aumentaram em 137,35%! Impressionante, não é?

Mesmo com o fechamento do comércio físico, o comércio eletrônico emplacou entre consumidores e lojistas e encerrou o semestre com alta de 145% nas vendas, o que mostrou sua consolidação no Brasil e ainda apontou que seu crescimento exponencial não pretende parar!

Todos esses dados mostram que o futuro do varejo é realmente online, mas além disso, ele está no e-commerce! Criar uma loja virtual é uma grande vantagem e, no cenário atual, quem ainda não faz parte disso pode estar perdendo muitas boas oportunidades de lucrar com o negócio!

E tem mais, o e-commerce ainda promete muito para os próximos anos! O mercado de varejo online deverá crescer de 17% a 25% até o final de 2020, de acordo com estudo da consultoria PwC. De acordo com as estatísticas, vendas no varejo de e-commerce global atingirão $4.9 trilhões em 2021, marcando a taxa de 265% de crescimento, ao subir de $1.3 trilhão (2014) a $4.9 trilhões (2021).

Esses números expressam mais uma vez que o futuro do e-commerce é estável, sem indícios de queda. Agora, as lojas virtuais estão sendo consideradas o principal canal de vendas. As notícias sobre criar uma loja virtual no Brasil são as melhores possíveis. O crescimento do e-commerce mostra que o futuro do varejo, na verdade, são as lojas virtuais!

Mais do que números e estatísticas, abrir e-commerce traz diversos benefícios para o empreendedor. Agora que você já sabe que o futuro do varejo é o e-commerce, vou apresentar as vantagens desse modelo de negócios, vamos lá!

Quais as vantagens de criar uma loja virtual?

O comportamento do consumidor mudou e continua mudando. Atualmente, muitos preferem a comodidade de fazer uma compra online do que se deslocar para comprar na loja física.

A variedade de ferramentas e recursos oferecidos pelas plataformas de lojas virtuais traz praticidade tanto para o consumidor quanto para o lojista, que tem toda a sua operação facilitada e organizada de forma automática.

Confira abaixo as maiores vantagens de criar uma loja virtual!

Maior alcance de consumidores

A loja virtual permite aumentar o alcance da marca. Isso porque é possível trabalhar apenas com a imagem de sua empresa de forma mais exclusiva, investir em SEO e outras técnicas de marketing especificamente, sem ter que dividir com outros vendedores. Além disso, uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia. A qualquer hora do dia, qualquer dia da semana, seu cliente consegue pesquisar, ver e comprar seus produtos.

Integrações de pagamento

É possível integrar seu e-commerce com os principais meios de pagamento, frete, ferramentas de aumento de conversão, sistemas de gestão ERP e muito mais. Encante seus clientes com o meio de pagamento preferido deles: cartão de crédito, boleto ou Pix, por exemplo!

Você pode oferecer quantas formas de pagamento quiser, diminuindo assim o abandono de carrinho. Além disso, com a integração, fica muito mais fácil identificar os pagamentos nos pedidos feitos e deixar a tarefa automatizada, agilizando muito o processo, poupando trabalho manual também.

Integrações de frete

Com diversas integrações de frete na loja virtual, fica fácil agradar seus clientes e vender mais. Você pode escolher a melhor integração para o seu e-commerce, oferecer frete barato e surpreender clientes com uma entrega rápida e eficiente.

Você pode usar, por exemplo, os Correios e todos os seus serviços, além de ter cálculo de frete integrado via API. Para um sistema de logística ainda mais eficiente, é possível que você tenha um contrato com os Correios ou até mesmo com alguma transportadora de sua preferência.

Outra opção é o Frete Customizado. Caso as integrações com Correios e transportadoras não atendam, configure fretes personalizados, onde poderá montar tabela de CEP, pesos e valores como quiser!

Temas personalizáveis

Tenha várias opções de temas e cores em sua loja virtual com temas totalmente personalizáveis e responsivos. Com um gerenciador de temas na plataforma de e-commerce, você tem múltiplos temas gratuitos disponíveis para sua loja e total controle desta área.

Além de ter todas essas opções de personalização, você ainda pode fazer teste de layout, usando e salvando diferentes temas da sua loja virtual no seu painel de controle. Com isso, você poderá aos poucos criar um repositório de temas sazonais e ativá-los a qualquer momento, de acordo com a época do ano.

Usuários

Na loja virtual, você pode cadastrar múltiplos usuários administrativos e definir de forma bem detalhada quais permissões cada usuário terá. Todas as operações efetuadas no painel são registradas com o nome do usuário, data e hora e endereço IP. Muito mais organizado, certo?

Integração com marketplaces

É possível conectar sua loja virtual aos principais Marketplaces do Brasil e oferecer seus produtos para milhões de consumidores através de integrações nativas e diretas através de HUBs.

A integração entre marketplace e loja virtual é responsável por fazer com que todas as vendas saiam do mesmo estoque e, com isso, sejam evitadas as vendas duplicadas e a desorganização.
 
Além disso, a integração entre marketplace e loja virtual pode trazer segurança, agilidade, melhora na experiência e precificação facilitada.

One Page Checkout

O One Page Checkout traz tudo para que seu cliente consiga comprar com segurança, de forma rápida e simples, sem sair do ambiente de sua loja. Múltiplas opções de pagamento que podem ser ativadas ao mesmo tempo, descontos diferenciados, opções de adicionar ao carrinho e continuar navegando e sistema integrado de cashback são características deste tipo de checkout.

Em poucas etapas o seu cliente escolhe os produtos, calcula o frete e fornece todos os dados de pagamento, sem sair da sua loja em nenhum momento. Os clientes da sua loja virtual poderão finalizar suas compras de modo muito mais rápido, prático e seguro, inclusive pelo celular.

Além disso, dados sensíveis de pagamentos dos seus clientes não são armazenados. Toda informação sensível é enviada diretamente aos integradores de pagamento, com total segurança.

Quando um cliente precisa finalizar o pagamento em uma outra janela, existe uma chance que ele desconfie da segurança de sua loja ou ainda que popup não seja exibido. No One Page Checkout não há uso de pop ups ou redirecionamentos, tudo ocorre em uma única página dentro da loja virtual com a personalização do seu e-commerce.

Mais segura e confiável

Uma loja virtual pode trazer mais profissionalismo e segurança para os seus clientes.

Comprar pela internet não inspira mais tanta desconfiança quanto no passado. O e-commerce conquistou o consumidor e tem um espaço no mercado muito bem consolidado, mérito de lojas virtuais bem estruturadas.

Mesmo que sua empresa ainda seja pequena, quando o consumidor compra em uma loja virtual, tem a sensação de estar lidando com uma empresa séria, profissional e segura.

Ao vender em marketplace ou rede social, você está usando uma plataforma que pode mudar a qualquer momento. Suas regras podem mudar ou até o modo como funciona, o que pode acabar não sendo mais vantajoso para o seu negócio.

Tendo uma loja virtual, você tem um espaço que é totalmente seu. É estável e seguro. Lá estão todos os seus clientes fiéis e seus produtos cadastrados.

Possibilidade de investir em SEO

As estratégias de SEO são uma das mais importantes áreas de um e-commerce. Como a loja virtual pode ser otimizada para os sites de busca, ela se torna a principal porta de entrada da marca. Isso faz com que seja por meio dela que todos os canais em que a empresa está presente sejam divulgados – inclusive as redes sociais.

Na loja virtual, empreendedores aproveitam para divulgar os canais da marca: Facebook, Instagram, telefone e endereço da loja física. É, também, um espaço em que a história da empresa pode ser encontrada pelos consumidores.

Embora as opções sejam muitas, é preciso ficar atento na hora de escolher a plataforma para garantir que está apostando em algo que pode oferecer os recursos desejados, como uma plataforma que seja SEO amigável.

Baixo custo de manutenção

Se comparado a qualquer negócio físico, uma loja virtual tem custos de implantação e manutenção mais baixos, principalmente quando você precisa ampliar seu mercado.

Além disso, em uma loja virtual é possível modificar o layout, adicionar ferramentas, entre outras medidas personalizadas para o seu público-alvo — algo que nem sempre é possível em um marketplace ou rede social  — de forma gratuita!

Maior visibilidade dos produtos

Um cliente que entra em uma loja virtual consegue de modo muito mais fácil encontrar qualquer produto que você vende. Com ferramentas de pesquisas e filtros, o consumidor encontrará o que deseja de forma rápida e fácil.

Diferentemente das redes sociais, nas quais informações acabam se perdendo no fluxo constante de postagens; e marketplaces, onde os anúncios de seus concorrentes ficam ao lado do seu, as lojas virtuais são organizadas e de fácil navegação.

Painel de controle

Toda loja virtual possui um painel de controle onde o dono do e-commerce pode acompanhar indicadores e gráficos do negócio online e ainda conferir novidades, correções e melhorias da plataforma

É no painel que você encontra também todas as configurações relacionadas ao e-commerce. Tudo de modo muito organizado e intuitivo para você criar sua loja virtual de modo mais fácil mesmo sem ser um especialista!

A loja virtual não só promove a praticidade na compra a qualquer momento, como também possibilita um controle cuidadoso de cada pedido no seu painel de controle. A gestão de vendas com o auxílio de uma plataforma de e-commerce é muito mais prática e organizada.

Uma boa plataforma de e-commerce disponibiliza inúmeros relatórios: de acessos, origem do tráfego, carrinhos abandonados, clientes, pedidos, pagamentos, produtos, auditoria de usuários e outros mais.

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Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.

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