Se você tem milhares de reais e quer anunciar sua marca, fazer valer seu investimento e certificar-se de que continua seguro, o que você faz? Para quem dá seu dinheiro?
Incidentes onde os anúncios apareceram ao lado de conteúdo ofensivo, ilegal ou fora de contexto deixaram os anunciantes e as agências mais cautelosos, e fizeram com que eles repensassem sua estratégia de negócio com todos os parceiros. Ninguém está imune a responder a pergunta: “como posso anunciar com segurança?”
A publicidade digital tem feito muitas coisas boas para os anunciantes. É mensurável, a segmentação é avançada, e há um aumento em escala significativo. Por outro lado, é um mercado enorme com milhões de sites onde seus anúncios podem aparecer – o que pode parecer um pouco com o velho oeste. É complicado e está cheio de jargões e terminologias que a maioria das pessoas não entende ou (sinceramente) não se importa.
Compare isso com a compra de publicidade na TV – está muito claro de quem você pode comprar e o que você vai conseguir. Existem três lugares principais para anunciar online: o Google e o Facebook, que, juntos, recebem cerca de dois terços do mercado inteiro de publicidade online e, em seguida, há a “web aberta”, composta por sites grandes e pequenos – ou, o ‘resto de nós’.
O que é seguro e o que não é?
Há três tipos de problemas que as marcas nos disseram que se preocupam quando se trata de segurança:
• Conteúdo adulto: as marcas não querem estar ao lado de conteúdos adultos, como uma celebridade de bikini, por exemplo
• Conteúdo polêmico: algumas marcas podem não querer estar associadas a determinados conteúdos políticos, manchetes polêmicas, notícias negativas, etc.
• Conteúdo ilegal: as marcas não querem estar ao lado de atividades ilegais, como terror, jogos de azar, streaming ilegal e torrenting.