Alécio Gomes Neto, diretor de tecnologia da desenvolvedora de aplicativos Sparta Labs, explica as diferenças de cada uma das soluções.
Na hora das empresas buscarem presença digital surgem muitas dúvidas: quais ferramentas são as mais indicadas e de que forma posso usa-las a favor do meu negócio? Como minha empresa pode ser encontrada mais facilmente no ambiente on-line? Como posso manter o relacionamento ativo com meus clientes? Entre outras dúvidas, muitos deparam-se com a pergunta: qual a diferença entre um aplicativo e um site mobile? Qual a aplicabilidade de cada uma dessas situações? Para esclarecer, explico abaixo qual a função de cada uma dessas soluções.
Site mobile
Com o aumento do uso de dispositivos móveis, do acesso a redes de wi-fi e tráfego móvel, ter um site mobile deve ser tratado como um requisito obrigatório no momento de criar sua página na internet. Isso significa ter um site projetado de forma visual e de navegação para menores telas, que se adaptam de acordo com o dispositivo, sendo um smartphone ou tablet. O site é facilmente acessado via buscadores ou apenas digitando o endereço do canal. Isso se deve que todo celular já vem com um navegador. Isso também quer dizer que, na hora de buscar por algo, o consumidor precisa encontrar sua empresa de forma rápida e fácil. Sites que são otimizados para o ambiente mobile são classificados como “mobile-friendly” e aparecem nos melhores resultados de busca do Google.
Aplicativo
Nesse caso estamos falando de uma aplicação ou software desenvolvido para determinados sistemas operacionais e modelos de smartphone ou tablets que precisam de um download para rodar e geralmente interagem com os elementos do celular onde estão abrigados, como por exemplo: câmera, GPS, lanterna entre outros. Outro ponto importante é que não demandam necessariamente de conexão com a internet, pois podem rodar sem estar conectado e enviar notificações para o cliente.
Diante disso, o melhor caminho é iniciar a expansão on-line tendo uma boa presença no ambiente digital a partir de um site “mobile-friendly”. E de acordo com seus objetivos de negócio, desenvolva um aplicativo para situações que sejam necessárias para fortalecer o relacionamento com seu cliente e promover experiências mais envolventes.