Aplicativo ou Site Mobile: você sabe qual é o mais indicado para sua empresa?

05 de Junho de 2018

 

Alécio Gomes Neto, diretor de tecnologia da desenvolvedora de aplicativos Sparta Labs, explica as diferenças de cada uma das soluções.

Na hora das empresas buscarem presença digital surgem muitas dúvidas: quais ferramentas são as mais indicadas e de que forma posso usa-las a favor do meu negócio? Como minha empresa pode ser encontrada mais facilmente no ambiente on-line? Como posso manter o relacionamento ativo com meus clientes? Entre outras dúvidas, muitos deparam-se com a pergunta: qual a diferença entre um aplicativo e um site mobile? Qual a aplicabilidade de cada uma dessas situações? Para esclarecer, explico abaixo qual a função de cada uma dessas soluções. 

Site mobile
Com o aumento do uso de dispositivos móveis, do acesso a redes de wi-fi e tráfego móvel, ter um site mobile deve ser tratado como um requisito obrigatório no momento de criar sua página na internet. Isso significa ter um site projetado de forma visual e de navegação para menores telas, que se adaptam de acordo com o dispositivo, sendo um smartphone ou tablet. O site é facilmente acessado via buscadores ou apenas digitando o endereço do canal. Isso se deve que todo celular já vem com um navegador. Isso também quer dizer que, na hora de buscar por algo, o consumidor precisa encontrar sua empresa de forma rápida e fácil. Sites que são otimizados para o ambiente mobile são classificados como “mobile-friendly” e aparecem nos melhores resultados de busca do Google.

Aplicativo
Nesse caso estamos falando de uma aplicação ou software desenvolvido para determinados sistemas operacionais e modelos de smartphone ou tablets que precisam de um download para rodar e geralmente interagem com os elementos do celular onde estão abrigados, como por exemplo: câmera, GPS, lanterna entre outros. Outro ponto importante é que não demandam necessariamente de conexão com a internet, pois podem rodar sem estar conectado e enviar notificações para o cliente.

Diante disso, o melhor caminho é iniciar a expansão on-line tendo uma boa presença no ambiente digital a partir de um site “mobile-friendly”. E de acordo com seus objetivos de negócio, desenvolva um aplicativo para situações que sejam necessárias para fortalecer o relacionamento com seu cliente e promover experiências mais envolventes.