Aplicativo Babel edita guia com os novos jargões da rede social 

26 de Outubro de 2020

Publicação ajuda você a entender as expressões que estão dominando o mundo

 

Especialistas em idiomas do aplicativo Babbel identificaram
as novas expressões que compõem o jargão de quem
deseja criar conteúdo para a rede social TikTok

 

Com mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo, o TikTok se tornou a rede social mais usada por crianças e jovens para criar e compartilhar vídeos curtos, originais e criativos. Dentro desse universo, os usuários instalaram seus próprios jargões, com palavras e hashtags próprias que, fora da comunidade tiktoker, têm significados completamente diferentes.

“Faz parte do trabalho do linguista acompanhar as mudanças linguísticas em tempo real, já que a língua é um organismo vivo. Como especialistas, precisamos prestar atenção nisso”, explica David Marín, linguista sênior do aplicativo de idiomas Babbel.

Por isso, uma equipe de especialistas do aplicativo de aprendizagem de idiomas Babbel, líder de mercado na Europa, fez uma seleção das abreviações e expressões mais usadas no universo TikTok.

FYP (“For You Page”)

Em português, literalmente “Para Você Página”, a sigla FYP se refere à página inicial, aquela que todos os usuários veem ao entrar na plataforma. #FYP é uma das hashtags que milhões de jovens usam para que todo mundo que entra no TikTok possa ver o conteúdo que um usuário compartilhou e, dessa forma, conseguir ganhar mais seguidores e engajamento.

Challenge

“Desafio”, em português. Essa palavra é usada em outras plataformas, porém, no TikTok, ela adquiriu ainda mais relevância porque os usuários da rede social, em grande parte, fazem e compartilham coreografias próprias ou de artistas consagrados com a intenção de que elas viralizem e sejam imitadas pela comunidade tiktoker usando a hashtag #challenge. 

Duets

Em português, “duetos”. No TikTok, os "duetos” permitem combinar vídeos de diferentes usuários para gerar um conteúdo novo no formato de tela dividida. Esse recurso possibilita responder de forma especial às publicações de outros tiktokers.

 

F

Esse termo tem origem no mundo dos videogames. Na série Call of Duty, quando um personagem morre, o console direciona a pressionar a tecla F para que os jogadores possam honrar a morte. A Geração Z se apropriou dessa simples letra e a transportou para o TikTok como uma expressão para quando há um acontecimento triste ou algo não sai como o esperado, por exemplo: “A Ariana Grande cancelou a turnê, F”.

 

POV (“Point Of View”)

Significa, em português, “Ponto de Vista”. Essa hashtag é muito usada pelos tiktokers que querem encontrar vídeos recriando cenas de uma perspectiva particular ou de determinado ponto de vista com um contexto bem detalhado. 

 

DC (“Dance Credits”)

O TikTok é a rede social em que as danças e coreografias mais criativas são as protagonistas. O significado em português é “Créditos de Dança”. Essa expressão é usada na plataforma quando alguém imita e compartilha uma coreografia criada por outro usuário. A hashtag #DC é uma forma de dar crédito, mencionando e reconhecendo quem inventou o conteúdo.

 

Cringe

Esse anglicismo (cuja pronúncia em inglês é parecida com Grinch) tem vários significados, mas, na atualidade, os mais jovens o adotaram para descrever um conteúdo que provoca “vergonha alheia”. Há uma abundância de vídeos e esquetes divertidos na plataforma, porém muitos usuários não conseguem ser tão engraçados quanto gostariam, o que leva seus conteúdos a viralizar com a hashtag #cringe ou #videocringe.

 

Clean

Em português, “limpo”. Outro anglicismo, este usado para descrever conteúdos delicados e sensíveis.

Notícias Relacionadas