Amazon lança plataforma de testes robóticos baseada em nuvem

26 de Novembro de 2018

Plataforma visa auxiliar a acelerar o processo de desenvolvimento de robótica

A Amazon anuncia o lançamento da plataforma "AWS RoboMaker", que é baseada em nuvem e utiliza o software de código aberto amplamente implantado Robot Operating System (ROS) para oferecer aos desenvolvedores um local para desenvolver e testar aplicativos robóticos.

Entre as possibilidades oferecidas pelo serviço estão as tecnologias e análises de aprendizado de máquina da Amazon que ajudam a criar uma simulação para o desenvolvimento de robótica no mundo real. O sistema também pode ser utilizado para auxiliar a gerenciar a implementação de frota para robótica de estilo de armazém projetada para trabalhar em conjunto.

Em comunicado, a Amazon informa - "O AWS RoboMaker provisiona automaticamente a infraestrutura subjacente e faz o download, compila e configura o sistema operacional, o software de desenvolvimento e o ROS. A simulação robótica da AWS RoboMaker facilita a configuração de simulações em larga escala e paralelas com mundos pré-construídos, como salas internas, lojas de varejo e pistas de corrida, para que os desenvolvedores testem seus aplicativos sob demanda e executem várias simulações em paralelo".

A empresa implantou há algum tempo a robótica de armazéns, que estará em pleno vigor neste final de ano. Além disso, a empresa anuncia também um suposto robô doméstico que estaria no caminho certo para o ano que vem.

Confira o vídeo de apresentação: