Agência catarinense Whatta alcança a marca de um milhão de visualizações de seus gifs exclusivos para o Instagram Stories

19 de Agosto de 2018

A empresa é uma das poucas agências no Brasil com conta verificada no Giphy e lançou seus gifs na ferramenta em maio para serem utilizadas por qualquer usuário como um adesivo na publicação

A Whatta é a agência pioneira em Santa Catarina na criação de gifs exclusivas indexadas no Instagram Stories. Essas gifs podem ser utilizadas por qualquer usuário como um adesivo na publicação e deixar o post ainda mais divertido. A empresa é uma das poucas agências no Brasil com conta verificada no Giphy e lançou seus gifs na ferramenta em maio, onde já somam mais de um milhão de visualizações nas animações.

A contagem de visualizações funciona na soma de quantas pessoas visualizaram aquele conteúdo. Se um usuário usa um sticker no Instagram Stories, o número de visualização aumenta baseado na quantidade de seguidores que viram a publicação. A plataforma não conta o loop do gif, mas sim uma visualização única.

A estratégia escolhida pela agência foi criar gifs que os usuários pudessem usar em qualquer ocasião, não só quem estivesse na área do digital. No pacote de gifs lançado na última semana, o usuário encontra opções de "link da bio", 'arraste para cima" e opções divertidas para utilizar nas publicações. Essas opções já foram utilizadas por influenciadores, bandas e outras pessoas que ajudam o aumento das visualizações e disseminação das gifs na rede. A indexação na ferramenta é feita por hashtags e palavra chave na busca de gifs do Instagram Stories, o que facilita para que elas sejam encontradas por qualquer pessoa. Caso o usuário busque apenas por "link na bio", por exemplo, ele encontra duas gifs exclusivas criadas pela Whatta.

Analisando o gráfico de visualizações, Ariana Luz, sócia proprietária da Whatta, identifica o crescimento como uma tendência de comportamento dos usuários. "Hoje as gifs são utilizadas em vários contextos na internet e nos Stories não seria diferente. Elas acrescentam mais personalidade nos posts e dão uma cara animada para uma simples foto do dia a dia", destacou.

O objetivo principal da empresa é criar ainda mais gifs personalizadas para os usuários dentro do canal da Whatta e também para seus clientes. A agência foi parceira da marca catarinense Alma Clothing, criando animações das estampas da marca para o Instagram Stories. (Para acessar, o usuário deve escrever "alma clothing" na busca de gifs).