99 implementa novas tecnologias de combate ao assédio sexual na plataforma
14 de Maio de 2021

99 implementa novas tecnologias de combate ao assédio sexual na plataforma

Twitter Whatsapp Facebook

O aplicativo de mobilidade urbana 99 anunciou na última semana a implementação de duas novas tecnologias em sua plataforma: Pítia e Atena. As inteligências artificiais atuarão em conjunto para identificar passageiras em situação de risco de assédio, com o objetivo de aumentar a segurança nas viagens dentro do app.

O funcionamento acontece da seguinte forma: ao identificar corridas solicitadas por mulheres em vulnerabilidade, como em viagens à noite, mais longas, chamadas por terceiros ou partindo de regiões com bares e casas noturnas, os algoritmos analisam os motoristas nas redondezas e atribuem uma pontuação a cada um, baseado em fatores como gênero, nota na plataforma e quantidade de reclamações. Com as informações coletadas – em milésimos de segundo -, Pítia e Atena começam a agir.

Publicidade

Pítia faz o envio para passageiras mulheres apenas dos motoristas com maior pontuação de segurança. Enquanto isso, Atena conscientiza os motoristas, enviando vídeos e textos antes do embarque das passageiras com orientações sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito, além de oferecer dicas de como agir.

De acordo com a fintech, em quatro meses de testes antes do lançamento, Pítia diminuiu em 45% o número de ocorrências sexuais contra passageiras. Já Atena reduziu os casos em 17% em apenas uma semana.

“Com tecnologia de ponta, somos hoje capazes de identificar as situações de maior risco e atuar antes mesmo que um problema aconteça”, afirma a diretora de Comunicação da 99, Pamela Vaiano. “Usar inteligência artificial é o mesmo que ter especialistas em segurança feminina monitorando, 24 horas, cada uma das corridas do app. Tudo isso em menos de um segundo.” completa a executiva.

Outras iniciativas de combate ao assédio sexual promovidas pela 99 está uma rastreadora de comentários chamada Ártemis. A inteligência artificial identifica automaticamente denúncias de assédio deixadas nos comentários após as corridas, banindo agressores e direcionando atendimento humanizado às vítimas.

Tecnologias como o 99 Mulher, ferramenta que permite a motoristas mulheres escolher transportar apenas passageiras; a Gravação de Áudio e o Compartilhamento de Rota, além de treinamentos para motoristas sobre educação e engajamento sobre o respeito às mulheres, campanhas de conscientização e o Guia da Comunidade 99, que fomenta os direitos, deveres e comportamentos esperados na plataforma, com dicas práticas e exemplos de como agir em diversas situações, também são algumas das ações promovidas pela companhia.

Publicidade