As GovTechs estão transformando a esfera pública no país ao utilizarem a tecnologia para melhorar os serviços oferecidos pelo governo, tornando-os mais eficientes, acessíveis e transparentes.
As mulheres, líderes neste setor, trazem consigo visão única e sensibilidade aguçada para questões sociais, promovendo ações mais inclusivas e centradas nas necessidades da população. Além disso, a presença feminina desafia estereótipos de gênero e contribui para a construção de ambientes de trabalho mais igualitários e colaborativos, resultando em equipes mais diversas e criativas, capazes de enfrentar os obstáculos mais complexos.
Conheça cinco mulheres que usam a inovação e tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos.
1 – Íris Soares: CEO e idealizadora da Águias Femme
Formanda em engenharia, sempre teve o objetivo de mudar realidades por meio da educação e inclusão e assim idealizou a empresa que capacita e insere mulheres na construção civil. Ela traz o empreendedorismo e protagonismo feminino, mostrando que é possível romper barreiras em um setor majoritariamente masculino. A sua principal pauta é a igualdade, independência financeira e o impacto social.
2 – Isabela Cabral: CLO e cofundadora da Tradenergy
Formada em direito, especialista em relações de consumo empresarial e direito regulatório, ajudou a fundar uma companhia que criou uma solução para facilitar a transição da matriz energética a partir de fontes renováveis. Seu trabalho executado por meio da IoT possibilita redução de custos com energia e gerenciamento remoto das unidades de consumo. Idealista, ela segue acreditando em um mundo melhor e sustentável.
3 – Mariana Vasconcelos: CEO da PrimeDialog
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em saúde mental e desenvolvimento humano pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é pesquisadora e atuante em clínica especializada na infância e adolescência. Lidera uma startup com foco em soluções para psicoeducação, prevenção em saúde mental e habilidades socioemocionais, que tem como objetivo acolher os jovens brasileiros da rede pública de ensino, levando informações e desenvolvendo competências em torno desses aspectos. Seu propósito ainda é auxiliar pessoas a lidarem com a complexidade das relações nos tempos modernos e prevenir adoecimentos psicossociais.
4 – Áurea Celeste: CTO e idealizadora da Laila Health
Áurea é professora doutora na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), engenheira de computação por formação, cientista de dados, mãe e pesquisadora. É a idealizadora da Laila Health, startup com foco em soluções para saúde que faz o uso inteligente de dados do SUS para melhorar o atendimento de populações não vistas.
5- Gabriela Rollemberg: Idealizadora do projeto Quero Você Eleita
A trajetória da conselheira e cofundadora da Dome Ventures é uma intersecção entre esses dois conceitos. Aos 39 anos, Gabriela Rollemberg tem uma história de luta pelos direitos das mulheres. Formada em direito e ciências políticas, a executiva é especializada na defesa de agentes públicos e políticos, bem como idealizadora do projeto Quero Você Eleita, um laboratório de inovação política para potencializar candidaturas e mandatos femininos, criado em 2020.
Imagem: Pexels