WhatsApp divulga campanha no Brasil de combate a golpes na plataforma

08 de Abril de 2020

País concentra o maior número de roubos de contas de usuários

O WhatsApp tem sido uma das principais ferramentas nestes tempos de isolamento social para manter, ainda que à distância, o contato com amigos, familiares e colegas de trabalho. Porém, a plataforma tem sido usada também para a aplicação de golpes, colocando o Brasil como recordista em ações maliciosas.

Diante disso, o próprio aplicativo acaba de lançar no país uma campanha que orienta os usuários a fazer o uso mais seguro do serviço. Taciana Lopes, líder de consumer marketing do Facebook Brasil, explica que principalmente em um período de pandemia, com o alto volume de compartilhamento de informações, há a oportunidade de as pessoas estarem mais expostas, e por consequência, atender ligações de desconhecidos e acabar compartilhando informações de sua conta no aplicativo, facilitando o acesso de criminosos.

A comunicação, criada pela agência AlmapBBDO, tem desdobramentos em mídia impressa, jornais e revistas, e majoritariamente no digital, em grandes portais de notícias e nas plataformas do Facebook Group, como Instagram e Facebook, além de card personalizados específicos para o WhatsApp. São duas linhas de comunicação, a primeira delas com dicas de como manter a conta segura, como por exemplo, jamais compartilhar o código pessoal de ativação para terceiros e também ativar a autenticação em dois fatores, que impossibilita criminosos de acessarem a conta sem a senha que o usuário determinou.

Além disso, a empresa também está dando suporte para quem já foi vítima do golpe. “Se isso já aconteceu com você, a gente quer dar o caminho das pedras de como recuperar a conta em simples passos”, explica Taciana. Ela reforça que para tanto foi criado um site em português com todas as orientações. Para reforçar esse papel, o WhatsApp também convidou influenciadores que já foram vítimas de golpes ou que tiveram seus nomes usados como iscas para fazer o alerta de cuidado.

Notícias Relacionadas