Publicidade
Volvo lança campanha pela vida dos ciclistas: #VolvoLifePaint – um spray que aparece no escuro
06 de Abril de 2015

Volvo lança campanha pela vida dos ciclistas: #VolvoLifePaint – um spray que aparece no escuro

#VolvoLifePaint – A nova campanha da Volvo britânica não trata de automóveis, mas de bicicleta. Sim, isso mesmo. O motivo é simples: a preocupação com o número alarmante de ciclistas envolvidos em acidentes por atropelamento todos os anos na Grã-Bretanha: 19 mil.

Para reverter o quadro, foi feito uma campanha para que até 2020 nem mesmo uma única pessoa seja morta. A solução sugestionada é utilizar um spray que sai uma tinta branca, que reflete a luz, e chama a atenção no escuro, para chamar atenção dos motoristas, e enxergarem o ciclista próximo.

Publicidade

A tinta-spray é chamada de “Life Paint“, ou “Tinta da Vida”. E a pessoa pode pintar tanto a bicicleta como a roupa, e outros objetos que carregar enquanto pedala, como uma mochila ou tênis, por exemplo. O curioso é que durante o dia a tinta não aparece, e ela só aparece quando a luz do carro a ilumina. Também sai facilmente com água, e não afeta a cor nem o material em si que optou utilizar a tinta por cima. E ainda pode ser utilizado em materiais de crianças e coleiras de cachorro sem problemas. Se não for lavado, pode durar até 10 dias. 

A Life Paint por enquanto só é encontrado na Grã-Bretanha, mas é bem possível que em breve se espalhe pelo mundo. O problema enfrentado por lá ocorre no Brasil também. Segundo o SUS, aproximadamente 2.000 ciclistas morrem todos os anos, e quase 10.000 são internados em decorrência de acidentes no trânsito com a bicicleta. O número tende a subir, visto que o uso da bicicleta como alternativa de transporte, principalmente nas grandes cidades, tem sido cada vez mais utilizado, seja para fugir dos congestionamentos, ou com o fim de fazer algum exercício físico, nem que seja ao ir e voltar do trabalho. Por ano, são fabricadas mais de quatro milhões de bicicletas no Brasil. O país é o quinto maior mercado consumidor.

De acordo com o estudo “Ciclo-inclusão na ALC: Guia para impulsionar o uso da bicicleta”, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com 38 cidades da América Latina e do Caribe, Florianópolis é a segunda capital brasileira que mais utiliza a bicicleta como meio de transporte – apesar de que também é a segunda menor em infraestrutura, entre as cidades brasileiras consultadas, contando com 57 km de ciclovia. Quem passa por Florianópolis facilmente percebe que os ciclistas locais fazem parte do Movimento Bicicleta Fantasma, um movimento iniciado nos Estados Unidos em 2003, que homenageia ciclistas mortos com uma bicicleta toda pintada de branco, com o nome do ciclista, pendurada no local do acidente fatal, com a data em que ocorreu.

Na Inglaterra o número de ciclistas mortos é maior porque o uso da bicicleta naquele país é mais difundido.

Confira o site da campanha clicando aqui, e abaixo, o vídeo explicativo:

 

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade