Unilever lança campanha de digital out of home programático

19 de Março de 2018

Unilever, com a ajuda da MullenLowe Brasil e da Cadreon, anunciou pela primeira vez no Brasil o lançamento de uma campanha de Digital Out of Home programático. A empresa conseguiu combinar o uso de tecnologias de ponta e inventários de mídia premium com a ajuda de empresas como a Clear Channel (veículo), Rubicon Project (SSP) e MediaMath (DSP). 
 
O arranjo tecnológico, a estratégia de ativação e a coleta de audiência foram frutos de muito trabalho em conjunto e liderança da MullenLowe Brasil e da Cadreon. “A categoria de sorvetes está cada vez mais competitiva. Portanto, além de inovar nos sabores é importante construir conexões verdadeiras e autênticas com o público. Nada mais autêntico do que falar no momento correto com uma mensagem precisa e relevante para nosso target. O mundo já está cada vez mais no radar pela relevância das mensagens ao consumidor e é muito bom ver o Brasil avançando nessa prática também!", ressaltou a Head de Mídia da MullenLowe Brasil para Unilever, Erika Cabral.
 
Além de automatizar a compra de inventário tradicionalmente off-line, a tecnologia flexibilizou o modelo de negócio para CPM com otimização diária de modo a aumentar a cobertura no target e reduzir a dispersão. A estratégia da campanha também integra o uso de data-providers de geolocalização para analisar em tempo real as mudanças no perfil do target nos locais de entrega das peças e para coletar os device-ids dos celulares e reimpactá-los em um outro ponto de contato com um novo criativo, fazendo uso de dynamic messaging e assim criando uma sequência adequada de mensagens de acordo com a jornada desse consumidor.
 
Segundo Darwin Ribeiro, Head da Cadreon, a iniciativa da Unilever em patrocinar uma ação tão sofisticada deixa claro o apetite pelo uso de tecnologias de ativação de dados e audiência. Giovanni Altafini, Product Lead da Cadreon ressalta que a estratégia também utiliza dados proprietários da DMP do cliente para aumentar a precisão e enriquecer o entendimento da jornada de contato com a marca para ações futuras e análises de vendas da companhia. Darwin finaliza "No ano passado, trouxemos Programmatic TV para o Brasil e iniciamos 2018 afirmando o nosso protagonismo na indústria com mais um projeto espetacular de Programmatic DOOH." 

“Iniciativa inédita no Brasil, que permitirá a comercialização de mídia Out Of Home de forma programática. Isso permitirá que o digital e o OOH sejam comprados no mesmo ambiente quebrando cada vez mais as barreiras de compra entre o on e off-line. Na nossa visão, essa iniciativa é muito mais que a automatização da compra, é uma forma de conectar o público com as marcas de maneira eficiente, permitindo que as mensagens sejam entregues no momento certo e para audiência adequada”, enfatizou Lizandra Freitas, CEO da Clear Channel.