Publicidade
A união de Taboola e Outbrain gera a tão sonhada opção ao duopólio mundial da publicidade
04 de Outubro de 2019

A união de Taboola e Outbrain gera a tão sonhada opção ao duopólio mundial da publicidade

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

 

Grandes agências e anunciantes mundo à fora vinham buscando uma alternativa para deixarem de ser reféns do Facebook e Google ao preparem seus planos de mídia (Leia matéria relacionada aqui). O anúncio feito nesta quinta-feira, 3 de outubro, acende a chama para o atendimento desse clamor. No Brasil, o Google, por exemplo, fatura com publicidade mais que a Rede Globo, o equivalente a 0,6% do PIB brasileiro. O Neflix fatura metade do faturamento da Globo e o facebook vem se aproximando disso.
 

Publicidade

Concorrente preocupa as duas gigantes?
Pode parecer que não, mas certamente as líderes da publicidade mundial voltam suas atenções a partir de hoje para os passos que a nova empresa dará em busca de uma fatia das receitas delas. O interesse do mercado é saber se com a fusão, Taboola e Outbrain continuarão trabalhando pelo novo e pela satisfação do mercado anunciante.

A fusão
As duas plataformas de publicidade digital, firmaram um acordo de fusão, sujeito às condições habituais de fechamento. O resultado dessa união será uma empresa  que passará a fornecer maior eficácia da publicidade e alcançará os profissionais de marketing em todo o mundo, ajudando organizações de notícias e outras propriedades digitais a encontrar um crescimento mais eficaz nos próximos anos

Comunicado oficial assinado pelo Taboola e Outbrain

Os conselhos de administração de ambas as empresas aprovaram a transação. A empresa combinada fornecerá maior eficácia da publicidade e alcançará os profissionais de marketing em todo o mundo, ajudando organizações de notícias e outras propriedades digitais a encontrar um crescimento mais eficaz nos próximos anos.

“Na última década, tenho admirado a Outbrain e a inovação que Yaron Galai, Ori Lahav e o restante da equipe da Outbrain trouxeram para o mercado. Ao unir forças, poderemos criar um concorrente mais robusto para o Facebook e o Google, oferecendo aos anunciantes uma escolha mais significativa”, disse Adam Singolda, fundador e CEO da Taboola. Segundo o eMarketer, quase 70% da receita total de publicidade digital dos Estados Unidos em 2019 é controlada por apenas três empresas – Google, Facebook e Amazon. “Somos apaixonados por impulsionar o crescimento de nossos clientes e oferecer suporte à open web, que consideramos essenciais em um mundo onde plataformas fechadas se tornaram muito fortes e, talvez, fortes demais. Trabalhando juntos, continuaremos investindo para conectar melhor os investimentos da publicidade às organizações de notícias locais e nacionais, fortalecendo o jornalismo na próxima década. É por isso que estamos nos fundindo; esta é a nossa missão”.

“Estamos empolgados em fazer parceria com a Taboola. Tanto a Outbrain quanto a Taboola têm uma missão e visão compartilhadas de apoiar o jornalismo de qualidade globalmente e agregar valor significativo ao mercado da web aberta”, disse Yaron Galai, co-fundador e co-CEO da Outbrain. “Ori e eu tínhamos uma visão de ajudar as pessoas a descobrir conteúdo de qualidade on-line, e vemos uma tremenda oportunidade de unir forças para levar a próxima onda de inovação aos nossos parceiros editores e anunciantes. Estou confiante de que juntos seremos capazes de promover nossa missão, que chamamos de Farol, de trazer os melhores e mais confiáveis recursos de descoberta de conteúdo para usuários de todo o mundo”.

Com a fusão, Adam Singolda, o Fundador e atual CEO da Taboola, assumirá a posição de CEO da empresa combinada, que operará sob a marca Taboola, e que irá refletir a união das duas empresas. Sob os termos do acordo de fusão, os acionistas da Outbrain receberão ações representando 30% da empresa combinada mais US$ 250 milhões em dinheiro. O Conselho de Administração da empresa combinada será composto pelos atuais membros da Taboola e Outbrain Management e do Conselho. Eldad Maniv, Presidente e COO da Taboola e David Kostman, co-CEO da Outbrain, trabalharão em conjunto para gerenciar todos os aspectos da integração pós-fusão. Yaron Galai permanecerá comprometido com o sucesso da empresa combinada e ajudará ativamente na transição pelos 12 meses seguintes ao fechamento.

“Temos a sorte de ter grandes talentos na Outbrain e Taboola”, disse Eldad Maniv. “Assim que a fusão for concluída, trabalharemos para integrar equipes, tecnologias e infraestruturas para que possamos acelerar rapidamente o crescimento em todas as dimensões. Estabelecemos metas agressivas para agregar valor aos nossos clientes, impulsionar a inovação tecnológica e entregar resultados financeiros aos nossos acionistas por meio de maior eficácia e inovação. Ao trabalhar com David e a equipe Outbrain, estou confiante de que podemos alcançá-los”.

“Por mais de dez anos, cada empresa construiu soluções incrivelmente poderosas que ajudaram dezenas de milhares de editores e anunciantes a prosperarem”, disse David Kostman. “Estou ansioso para trabalhar em conjunto com Eldad e sua equipe para reunir o melhor da experiência em tecnologia, produtos e negócios de cada empresa para criar uma alternativa global atraente da open web ao Google e Facebook”.

A empresa combinada terá mais de 2 mil funcionários em 23 escritórios, servindo mais de 20 mil clientes em mais de 50 países nas regiões da América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

Fundamentação estratégica e financeira convincente para a fusão

Os principais benefícios estratégicos da fusão incluem:
Maior escolha de anunciantes: a empresa combinada poderá fornecer aos anunciantes, de pequenas empresas a marcas globais, uma alternativa competitiva significativa para o Google e o Facebook – as empresas atualmente conhecidas como “Duopoly”, que comandam a grande maioria dos gastos com anúncios digitais.

Maior eficiência de publicidade: uma plataforma de compra unificada e consolidada fornecerá aos anunciantes maior eficiência, ajudando-os a atingir suas metas de conscientização, consideração e conversão.
 
Maior receita e envolvimento do usuário com editores, operadoras de telefonia móvel e OEMs móveis: com o aumento do investimento em tecnologia e alcance expandido, a plataforma combinada poderá aumentar a receita dos editores, operadoras de celular e fabricantes de dispositivos, além de promover um melhor envolvimento do usuário.

Inovação acelerada: combinando duas das mais fortes equipes de ciência de dados e IA do setor, e acelerando o investimento em pesquisa e desenvolvimento, a empresa poderá atender melhor às crescentes necessidades de seus parceiros e clientes.
 
Melhor experiência do consumidor: cada vez mais, as soluções da Taboola e da Outbrain são adotadas diretamente pelos consumidores para ajudá-los a descobrir o que é interessante e novo, nos momentos em que estão prontos para explorar. Por exemplo, o Taboola News agora está incorporado em mais de 60 milhões de dispositivos Android em todo o mundo. A empresa combinada poderá acelerar o desenvolvimento de tais soluções inovadoras, melhorando a capacidade das pessoas de desfrutar de jornalismo de qualidade.
 
Representação
A J.P. Morgan Securities LLC atuou como consultora financeira da Taboola. Goldman, Sachs & Co. atuou como consultor financeiro da Outbrain. Os escritórios de advocacia Meitar Liquornik Geva Leshem Tal e Davis Polk & Wardwell LLP atuaram como consultores jurídicos para a Taboola, e os escritórios de advocacia Meitar Liquornik Geva Leshem Tal, White & Case LLP e Wilson Sonsini Goodrich & Rosati atuaram como consultores jurídicos na Outbrain.

Sobre o Taboola
O Taboola ajuda as pessoas a descobrir o que é interessante e novo. A plataforma e o conjunto de produtos da empresa, com aprendizado profundo e o maior conjunto de dados de padrões de consumo de conteúdo na web aberta, são usados por mais de 20 mil empresas para atingir mais de 1,4 bilhão de pessoas por mês. Os anunciantes usam o Taboola para alcançar seu público-alvo quando eles são mais receptivos a novas mensagens, produtos e serviços. As propriedades digitais, incluindo editores, operadoras de celular e fabricantes de celulares, usam o Taboola para impulsionar a monetização e o engajamento do público. Algumas das propriedades digitais mais inovadoras do mundo têm um forte relacionamento com a Taboola, incluindo CNBC, NBC News, USA TODAY, BILD, Sankei, Huffington Post, Microsoft, Business Insider, The Independent, El Mundo e Le Figaro. A empresa está sediada na cidade de Nova York, com escritórios em 15 cidades em todo o mundo.

Sobre a Outbrain
O Outbrain cria conexões significativas e confiáveis entre pessoas, editores e profissionais de marketing. A tecnologia de publicidade nativa da empresa é usada por milhares de profissionais de marketing em todo o mundo, atingindo mais de 1,2 bilhão de pessoas por mês. A Outbrain faz parceria com alguns dos provedores de conteúdo mais reconhecidos do mundo para ajudá-los a aumentar sua receita com publicidade, incluindo CNN, BBC, The Washington Post, The Guardian, Spiegel Online, El País e Sky News. A empresa está sediada em Nova York, com escritórios em 18 cidades em todo o mundo.
 

Publicidade
Publicidade