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Tudo que você precisa saber sobre a publicidade nas Olimpíadas
20 de Julho de 2021

Tudo que você precisa saber sobre a publicidade nas Olimpíadas

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Com a Cerimônia de Abertura marcando o início da Olimpíada XXXII na sexta-feira, 23 de julho, o público, atletas e anunciantes podem respirar aliviados porque os Jogos Olímpicos mais turbulentos e incertos da memória recente finalmente começaram.

Atrasado um ano em relação às datas originalmente programadas devido à pandemia da COVID-19, Tóquio 2020 não foi uma jornada fácil para todos os envolvidos, com muitas decisões cruciais que determinarão o sucesso do evento historicamente confiável e seguro para a marca ocorrendo na décima primeira hora. Mas, apesar de alguma apreensão inicial e de uma moratória de última hora sobre a permissão de torcedores nas arquibancadas, os Jogos de Verão deste mês não abalaram as marcas que os patrocinam.

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Quem são os patrocinadores das olimpíadas?
As Olimpíadas são sempre uma grande atração para os dólares de patrocínio e, apesar de alguns soluços pandêmicos, os Jogos de Tóquio não são exceção. Este ano, as Olimpíadas arrecadaram mais de 60 marcas patrocinadoras e parceiras em vários níveis de endosso. Coca-Cola, Toyota, Visa, Airbnb, Samsung e Procter & Gamble são apenas alguns dos “parceiros mundiais” de Tóquio – o nível de patrocínio mais caro e cobiçado – com várias outras marcas conhecidas do Japão também recebendo o patrocínio desta ação, incluindo a marca de roupas esportivas Asics, a fabricante de câmeras Canon e a cervejaria Asahi. Uma lista completa dos parceiros do Tokyo 2020 e detalhes sobre seu envolvimento no evento internacional podem ser encontrados no site oficial dos jogos  aqui . https://olympics.com/tokyo-2020/en/ 

 

Quanto custa patrocinar as olimpíadas?
Muito dinheiro. Patrocinadores olímpicos de alto nível normalmente assinam acordos de vários anos para acrescentar sua identidade de marca aos jogos, muitas vezes investindo seus recursos nas Olimpíadas anos antes que as futuras cidades-sede sejam selecionadas. (Este é um dos motivos pelos quais alguns anunciantes como a Visa, o “Parceiro Oficial de Tecnologia de Pagamento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos até 2022,” podem parecer tão familiares.) Pacotes básicos de patrocínio de quatro anos começam em torno de US$ 200 milhões mas com dois mercados ocidentais altamente lucrativos hospedando as Olimpíadas em breve – Paris em 2024 e Los Angeles em 2028 – o preço dos patrocínios provavelmente aumentará, relata a Bloomberg . E algumas empresas pagam ainda mais; A mídia japonesa comenta que a Toyota comprometeu US$ 835 milhões para um acordo de patrocínio de 2017 a 2024.

 

Você pode usar a palavra ‘olimpíadas’ na publicidade?
É complicado. O Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Olímpico dos EUA mantêm marcas registradas expansivas sobre sua propriedade intelectual e há uma grande variedade de coisas que estão fora do alcance dos anunciantes, incluindo, mas não se limitando a: o logotipo dos anéis olímpicos, hashtags de marca registrada como “#TeamUSA”, qualquer fotografia tirada nos jogos e palavras ou frases, incluindo “Olimpíadas”, “Olimpíada” e, até mesmo, os “Jogos” em determinados contextos. A única grande exceção a essa regra: se sua marca for um patrocinador olímpico oficial, que vem com os acordos de licenciamento adequados para anunciar usando IP olímpico. Os anunciantes não patrocinadores devem evitar qualquer conexão indiscreta com os jogos, para não abrirem uma ação judicial do COI que se preocupa muito com a imagem.

 

Quais são os primeiros anunciantes nas olimpíadas este ano?
NBCUniversal, a emissora perene das Olimpíadas nos EUA, anunciou recentemente que está antecipando sua maior lista de anunciantes para os Jogos de Tóquio, garantindo pelo menos 120 anunciantes diferentes durante o evento de duas semanas – um aumento de 20% em relação ao número de marcas que comprou tempo na rede durante as Olimpíadas anteriores, no Rio de Janeiro, há cinco anos. Desses 120, cerca de 80 serão anunciantes olímpicos pela primeira vez, embora a NBCU ainda não tenha divulgado seus nomes.

Oriundo do AdAge, texto de Ethan Jakob Craft
 

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