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Tendências que moldarão o cenário de mídia de 2021, segundo estudos da Kantar
20 de Novembro de 2020

Tendências que moldarão o cenário de mídia de 2021, segundo estudos da Kantar

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Assinante-bumerangue, social e-commerce e dados abundantes: 
as tendências que moldarão o cenário de mídia de 2021.
Kantar revela principais Tendências e Previsões de Mídia 
para o próximo ano

 

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Você também faz parte do grupo que vive dizendo que as coisas estão acontecendo numa velocidade nunca antes vista? Fique atento ainda mais se você trabalha nos setores de mídia e comunicação. Em qualquer parte do mundo, os desafios que a pandemia trouxe colocam empresas e profissionais de prontidão, pois a busca por informação nas 24 horas do dia é crescente e faz com que o consumo de mídia em casa seja cada vez maior, enquanto a confiança do consumidor e os investimentos publicitários sofreram redução ao longo de 2020. 

 

Os insights da Kantar 
Para entender o que esperar no próximo ano, as Tendências e Previsões de Mídia da Kantar fornecem insights sobre quais comportamentos do público e dinâmicas de indústria vieram para ficar.

A nova edição do estudo reúne artigos e opiniões de especialistas da Kantar pelo mundo e com múltiplas visões sobre temas que vão impactar a indústria de mídia, trazendo uma imersão nos comportamentos do consumidor no próximo ano e as principais estratégias projetadas para reaquecer e estimular o crescimento econômico.

Em 2021, os comportamentos das audiências serão ainda mais complexos e difíceis de decifrar. Entre os consumidores de vídeo, por exemplo, temos o assinante-bumerangue, que vai migrar entre plataformas sob demanda e serviços de streaming, aumentando a necessidade de entender e monetizar a audiência em todos os meios.

O marketing de influência se tornará um recurso cada vez mais importante na indústria publicitária, enquanto o e-commerce vai se integrar de vez com as redes sociais, promovendo um fluxo de compra tangível e imediato. Outros hábitos considerados ultrapassados vão ressurgir, como a TV se tornando um ponto de encontro para a interação social, mesmo com o crescimento de outras fontes de conteúdo, à medida que os telespectadores priorizam a importância das relações familiares e o compartilhamento do tempo de qualidade.

Em contrapartida, anunciantes, veículos e plataformas de redes sociais terão que reavaliar como as estratégias de mídia são formuladas. Garantir que uma marca permaneça relevante enquanto gera demanda exigirá uma estratégia baseada em dados e insights proprietários com mais valor se integrada com fontes externas que sejam confiáveis e validadas pelo mercado.

Com a necessidade de maximizar esforços com orçamentos cada vez mais restritos, a prática de Analytics será intrínseca a todos os aspectos do marketing e do gerenciamento de campanhas, desde a criação e otimização do mix de mídia até a elementos mais amplos, como as estratégias de canal e os planos de inovação. Diante da impossibilidade de rastrear a mídia digital em um futuro sem “cookies”, as marcas precisarão se adaptar rapidamente aos métodos híbridos de medição da eficácia de anúncios e ROI.

Outro ponto importante para 2021: as empresas terão que acelerar a compreensão de como o ativismo impacta na força da marca; seu propósito e crenças serão ilustrados em suas escolhas de mídia, assim como em estratégias de desenvolvimento criativo, e uma importância ainda maior será colocada em entender o contexto de onde os anúncios aparecem e como eles são otimizados para funcionar em cada ambiente.

10 tendências que impactarão a indústria de mídia e comunicação em 2021

O mundo da mídia se encontra em um momento crucial – são desafios sociais, políticos, econômicos e tecnológicos. O que vem adiante? Nunca é fácil prever, especialmente neste ano.

As tendências de mídia e previsões para 2021 que constam do estudo da Kantar visam apoiá-lo em um futuro relativamente incerto. É um estudo que explora descobertas que podem ajudá-lo a construir conexões mais ricas com seu público, consumidores e clientes, para impulsionar o crescimento dos negócios em 2021 e além.

O estudo reúne artigos e opiniões de especialistas da Kantar pelo mundo e oferece múltiplas visões sobre temas que vão impactar a indústria de mídia, trazendo uma imersão nos comportamentos do consumidor de mídia do próximo ano, juntamente com as principais estratégias projetadas para reaquecer e estimular o crescimento econômico.

As mudanças na Mídia
Comportamentos da audiência e dinâmica da indústria – o que fica e o que muda? Lidando com o “novo normal” – Frances Sheardown
O assinante-bumerangue. O modelo de negócios SVOD é sustentável? – Dominic Sunnebo
Comércio eletrônico e mídia: friends or frenemies? Acompanhando os consumidores – Anshuman Pandey  

As pessoas e a Mídia
A audiência no Streaming. E a importância de estar junto – Hanne Teigum
Do ativismo à ação. O propósito de marca acelera – François Nicolon
O dilema das mídias sociais. Construindo relacionamentos com a audiência em um mundo predominantemente digital – 

Para a íntegra dessa matéria e baixar o estudo, clique aqui.

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