Tendências que moldarão o cenário de mídia de 2021, segundo estudos da Kantar

20 de Novembro de 2020

Conheça as 10 tendências que impactarão a indústria de mídia

Assinante-bumerangue, social e-commerce e dados abundantes: 
as tendências que moldarão o cenário de mídia de 2021.
Kantar revela principais Tendências e Previsões de Mídia 
para o próximo ano

 

Você também faz parte do grupo que vive dizendo que as coisas estão acontecendo numa velocidade nunca antes vista? Fique atento ainda mais se você trabalha nos setores de mídia e comunicação. Em qualquer parte do mundo, os desafios que a pandemia trouxe colocam empresas e profissionais de prontidão, pois a busca por informação nas 24 horas do dia é crescente e faz com que o consumo de mídia em casa seja cada vez maior, enquanto a confiança do consumidor e os investimentos publicitários sofreram redução ao longo de 2020. 

 

Os insights da Kantar 
Para entender o que esperar no próximo ano, as Tendências e Previsões de Mídia da Kantar fornecem insights sobre quais comportamentos do público e dinâmicas de indústria vieram para ficar.

A nova edição do estudo reúne artigos e opiniões de especialistas da Kantar pelo mundo e com múltiplas visões sobre temas que vão impactar a indústria de mídia, trazendo uma imersão nos comportamentos do consumidor no próximo ano e as principais estratégias projetadas para reaquecer e estimular o crescimento econômico.

Em 2021, os comportamentos das audiências serão ainda mais complexos e difíceis de decifrar. Entre os consumidores de vídeo, por exemplo, temos o assinante-bumerangue, que vai migrar entre plataformas sob demanda e serviços de streaming, aumentando a necessidade de entender e monetizar a audiência em todos os meios.

O marketing de influência se tornará um recurso cada vez mais importante na indústria publicitária, enquanto o e-commerce vai se integrar de vez com as redes sociais, promovendo um fluxo de compra tangível e imediato. Outros hábitos considerados ultrapassados vão ressurgir, como a TV se tornando um ponto de encontro para a interação social, mesmo com o crescimento de outras fontes de conteúdo, à medida que os telespectadores priorizam a importância das relações familiares e o compartilhamento do tempo de qualidade.

Em contrapartida, anunciantes, veículos e plataformas de redes sociais terão que reavaliar como as estratégias de mídia são formuladas. Garantir que uma marca permaneça relevante enquanto gera demanda exigirá uma estratégia baseada em dados e insights proprietários com mais valor se integrada com fontes externas que sejam confiáveis e validadas pelo mercado.

Com a necessidade de maximizar esforços com orçamentos cada vez mais restritos, a prática de Analytics será intrínseca a todos os aspectos do marketing e do gerenciamento de campanhas, desde a criação e otimização do mix de mídia até a elementos mais amplos, como as estratégias de canal e os planos de inovação. Diante da impossibilidade de rastrear a mídia digital em um futuro sem “cookies”, as marcas precisarão se adaptar rapidamente aos métodos híbridos de medição da eficácia de anúncios e ROI.

Outro ponto importante para 2021: as empresas terão que acelerar a compreensão de como o ativismo impacta na força da marca; seu propósito e crenças serão ilustrados em suas escolhas de mídia, assim como em estratégias de desenvolvimento criativo, e uma importância ainda maior será colocada em entender o contexto de onde os anúncios aparecem e como eles são otimizados para funcionar em cada ambiente.

10 tendências que impactarão a indústria de mídia e comunicação em 2021

O mundo da mídia se encontra em um momento crucial – são desafios sociais, políticos, econômicos e tecnológicos. O que vem adiante? Nunca é fácil prever, especialmente neste ano.

As tendências de mídia e previsões para 2021 que constam do estudo da Kantar visam apoiá-lo em um futuro relativamente incerto. É um estudo que explora descobertas que podem ajudá-lo a construir conexões mais ricas com seu público, consumidores e clientes, para impulsionar o crescimento dos negócios em 2021 e além.

O estudo reúne artigos e opiniões de especialistas da Kantar pelo mundo e oferece múltiplas visões sobre temas que vão impactar a indústria de mídia, trazendo uma imersão nos comportamentos do consumidor de mídia do próximo ano, juntamente com as principais estratégias projetadas para reaquecer e estimular o crescimento econômico.

As mudanças na Mídia
Comportamentos da audiência e dinâmica da indústria – o que fica e o que muda? Lidando com o “novo normal” – Frances Sheardown
O assinante-bumerangue. O modelo de negócios SVOD é sustentável? – Dominic Sunnebo
Comércio eletrônico e mídia: friends or frenemies? Acompanhando os consumidores – Anshuman Pandey  

As pessoas e a Mídia
A audiência no Streaming. E a importância de estar junto – Hanne Teigum
Do ativismo à ação. O propósito de marca acelera – François Nicolon
O dilema das mídias sociais. Construindo relacionamentos com a audiência em um mundo predominantemente digital – 

Para a íntegra dessa matéria e baixar o estudo, clique aqui.

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