Setor audiovisual publicitário emite comunicado com medidas preventivas
18 de Março de 2020

Setor audiovisual publicitário emite comunicado com medidas preventivas

Twitter Whatsapp Facebook

Imagem de marian anbu juwan por Pixabay

Publicidade

Em virtude dos últimos acontecimentos em relação à pandemia da Covid-19, em busca de melhor orientar e trazer mais segurança e informações, as entidades representativas do setor audiovisual
publicitário, ABAP – Associação Brasileira das Agências de Publicidade, APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do
Estado de São Paulo e SINDCINE – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás,
Tocantins e Distrito Federal, conjuntamente assinam este comunicado aberto ao mercado audiovisual, reforçando a adoção de medidas preventivas em combate à disseminação do vírus
portador nos ambientes de trabalhos das produções audiovisuais.

Nesse sentido, insta primeiramente informar que na manhã deste 17 de março de 2020, a Prefeitura de São Paulo publicou o Decreto nº 59.283, decretando a situação de emergência no
município em decorrência da evolução da Covid-19. No mesmo dispositivo, foi determinada ainda, à Secretaria Municipal de Cultura, a suspensão das autorizações de filmagens em equipamentos
e logradouros públicos, emitidas por meio da SP Cine e São Paulo Film Commission. A suspensão se inicia a partir de hoje, 17 de março de 2020, e perdurará por tempo indeterminado.
Em relação às filmagens e gravações em ambientes privados, tais como estúdios e locações próprios, não há, até o momento, qualquer ordem legal expressa que proíba ou suspenda o
acontecimento destas. Ainda assim, há a recomendação forte dos referidos órgãos públicos de que estas filmagens devam ser suspensas momentaneamente.

A decisão de suspensão ou paralização das filmagens que estão em curso certamente impacta a rotina e os prazos de entregas das produtoras, sobretudo nas produções publicitárias. No entanto,
diante do cenário atual, é preciso reforçar ainda mais a responsabilidade de todos em zelar pela segurança dos profissionais envolvidos e buscar por novas possibilidades, a partir, por exemplo,
de roteiros que permitam outros tipos de execuções, utilizando recursos como: imagens de stock shot, animação, pós-produção, entre outras técnicas.

Caso decidam pela manutenção das filmagens, é importante frisar que esta decisão implicará em novos riscos e custos, uma vez que estarão expostos a situações fora do controle ( como por exemplo: eventual no show de elenco/técnico; adiamento e/ou cancelamento de filmagem em função de suspensão dos Órgãos de Controle, etc.). Informamos que essa decisão também deverá ser amparada com a anuência da agência e anunciante contratantes, que assumirão a responsabilidade por eventuais danos ou prejuízos causados. Reforça-se ainda, no modelo do IV Fórum da Produção Publicitária, a previsão do mecanismo de Contingency Day, que cobre custos extras ocasionados por adiamento ou cancelamento por motivos externos ao controle da produtora, cabendo a esta o dever de informar a agência e anunciante o panorama atual.

De maneira geral, seguindo a orientação dos órgãos públicos e atentos ao atual estado de emergência na cidade de São Paulo, recomenda-se a suspensão das filmagens por tempo indeterminado. Em caso contrário, ou seja, de manutenção das filmagens por decisão motivada pelas agências ou anunciantes, as produtoras deverão se resguardar, colhendo e arquivando os respectivos pedidos e comunicados de prosseguimento das gravações, que servirão para a assunção de responsabilidade daqueles.

No caso hipotético de continuidade com as produções, recomendam-se ainda as já expressas medidas preventivas para minimizar o risco de contágio entre os profissionais presentes nos sets
de filmagens:
– Profissionais com sintomas da Covid-19, semelhantes aos de uma gripe, com febre e dificuldade de respirar, devem notificar imediatamente a produtora e não comparecer nas gravações;
– Produtores que tomarem ciência de algum profissional potencial portador do vírus, deve notificar imediatamente alguma das entidades representativas aqui indicadas; Protocolo a ser adotado com profissionais da minha equipe: Verificar se algum profissional viajou nos últimos 14 dias? Caso positivo, saiba se foi para uma localidade de risco. Avalie a possibilidade da pessoa manter-se em home office e/ou substituir esse profissional no set de filmagem.
– Verificar se algum profissional da equipe teve contato próximo com alguém que viajou nos últimos 14 dias para áreas de risco. Avalie a possibilidade da pessoa manter-se em home office e/ou substituir esse profissional no set de filmagem.
– Verificar se algum profissional da equipe entrou contato com alguém que foi testado positivo para o Coronavírus. Mantenha a em home office por 14 dias e substitua esse profissional no set de filmagem.
– Caso de alguém da equipe apresentar um quadro gripal (febre, coriza etc). Mantenha a pessoa em home office por 14 dias e recomende que ela procure um médico e teste para Covid-19. No caso de set de filmagem substitua o profissional.
– Caso alguém da sua equipe tenha testado positivo para Covid-19 Recomende que todas as pessoas que tiveram contato com ela entrem em quarentena (14 dias) e atentem para eventuais sintomas tais como febre, coriza, etc. No caso de set de filmagem substitua a equipe.

Protocolo a ser adotado no set de filmagem:
– Higienização pré-filmagem : em estúdio / locação privada – ter uma equipe especializada para
higienizar o espaço antes da equipe entrar.
– Higienização equipamentos : ter uma equipe responsável para higienizar todos os equipamentos
(tripé; câmeras, etc) antes da equipe começar a operar.
– Os banheiros devem ser constantemente higienizados, preferencialmente de 30 em 30 minutos;
– Disposição de sabão neutro, preferencialmente líquido, em todos os banheiros e de álcool gel
em diversos pontos do set de filmagem;
– Fornecimento abundante de toalhas de papel descartáveis, para a devida secagem das mãos e
demais áreas de contato;
– Os profissionais de limpeza devem obrigatoriamente utilizar máscaras e luvas de borracha
descartáveis;
– Orientar os profissionais a não se cumprimentarem com abraços e apertos de mão;
– Se possível, orientar a todos a utilizar máscaras protetoras de gotículas;
– Todos os equipamentos profissionais devem ser previamente higienizados e também
higienizados após o seu uso;
– Catering: adotar um modelo de catering individual (marmitas; bowls), evitar o modelo de buffet
e itens que possam ser compartilhados. A alimentação deve ser manipulada pelo mínimo de
pessoas possíveis e com o uso de luvas descartáveis;
– Manutenção do Café: ter uma única pessoa responsável para servir a equipe.
– Check-in na entrada do set com enfermeiros/médicos verificando a temperatura da equipe e
encaminhar para higienização antes de acessar set;
– Evitar transportes coletivos, recomendamos carros individuais;
– Evitar aglomerações, manter no set de filmagem APENAS os profissionais necessários para cena;
– Privilegiar a contínua ventilação. Preferencialmente as filmagens devem ser realizadas em local
aberto e quando não for possível devem ser instalados equipamentos permitindo a circulação do
ar.
Atenção!

– Evite deslocamentos de equipe para filmagens/reuniões em outras cidades.
– Reforce com a equipe técnica e administrativa cuidados de higiene pessoal ao longo da diária
(lavar a mão, uso de álcool gel etc..)
Orientações Gerais:
1) Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
2) Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
3) Evite aglomerações se estiver doente
4) Mantenha os ambientes bem ventilados
5) Não compartilhe objetos pessoais (computador; celular etc).