Publicidade
SÉRIE “Os desafios e o legado da pandemia”, por Daniel Araújo, presidente da D/Araújo Comunicação
06 de Novembro de 2020

SÉRIE “Os desafios e o legado da pandemia”, por Daniel Araújo, presidente da D/Araújo Comunicação

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A pandemia veio para mudar nossas vidas, nossos costumes, hábitos e mindset. Ela veio para acelerar mudanças que já estavam em curso, como o home office, a educação à distância, as relações interpessoais, o amor e respeito ao próximo e a cobrança da sociedade por empresas mais responsáveis socialmente. O que era futuro virou realidade. E quem não mudou ou não percebeu essa mudança já está ficando para trás. 

O consumismo desenfreado passou a ser questionado pela população, que busca cada vez mais se relacionar com empresas sustentáveis. A vida baseada no lucro a qualquer custo está enfraquecendo consideravelmente. Hoje, as pessoas se preocupam de onde vem a matéria prima, os recursos que são utilizados no processo, se a empresa tem um programa de conscientização ambiental, se valoriza os funcionários, se promove ações sociais e por aí vai.

Publicidade

Nós temos orgulho de atender uma empresa assim há mais de 20 anos: a Döhler. Diversos projetos são desenvolvidos pela empresa a fim de garantir o menor impacto possível ao meio ambiente e eles estão sempre em busca de melhorias. Recentemente, a empresa de Joinville lançou a estamparia digital, uma tecnologia que proporciona um processo praticamente sem consumo de água e geração de efluentes. 

Nesse novo normal, o mundo dos orgânicos, dos ecologicamente corretos e da responsabilidade social está muito mais em evidência. E já não era sem tempo. A pandemia só fez acelerar algo que Mundo estava precisando: de pessoas mais conscientes e humanas. 

E esse comportamento influencia totalmente na publicidade. Mais uma vez precisamos nos reinventar e compreender o que a sociedade busca, para então criar uma comunicação que vá além do que o cliente precisa, sempre à frente, como é o slogan da D/Araújo.

 

O digital ainda mais presente

Com as pessoas trabalhando à distância e sem poder se relacionar, a tecnologia passou a ocupar um protagonismo ainda maior em nossas vidas. Mesmo antes da pandemia, a inovação já se mostrava ser essencial para o sucesso de um negócio. Agora, ela se tornou determinante. 

Empresas que não tinham uma comunicação interna bem estabelecida, ferramentas e sistemas que permitem estar perto mesmo longe, com conexões e armazenagem em nuvem, tiveram que se reinventar.

Esse cenário trouxe um grande desafio: o digital tomou conta das operações das agências. E o retorno financeiro não é o mesmo que o alcançado com investimento em mídia. Então é preciso ousar e estar à frente, pois as oportunidades vêm na mesma velocidade que a concorrência e, mesmo em meio a uma crise sanitária e econômica, nosso foco continua sendo atrair clientes que buscam uma agência criativa, inovadora, inquieta e que tem como foco gerar bons negócios para seus parceiros, oferecendo um trabalho de alta qualidade com resultados garantidos.

Novos rumos

Na tradicional retrospectiva publicada pelo Acontecendo Aqui, eu destaquei a expectativa da agência para 2020. Estávamos extremamente otimistas. Alguns sonhos tivemos que colocar na gaveta, mas eles ainda estão lá, e prestes a se realizar. Porém, nos orgulhamos de, mesmo em plena pandemia, continuar surpreendendo nossos clientes. Nós não paramos, o trabalho remoto acelerou os processos. Nossa equipe está motivada e entregando resultados excelentes.

Agora é olhar para o futuro. Temos grandes projetos em andamento, a D/Araújo está se posicionando cada vez mais como uma agência de negócios, indo além da publicidade e conquistando importantes parceiros. O ano de 2020 ainda não acabou e 2021 promete!


Daniel Araújo e Ubiratan Andrade

Publicidade
Publicidade