"Segredo de Efetividade" | Kantar analisa vencedores do prêmio Effie Latin America 2020

26 de Março de 2021

Relatório lista pontos em comum entre as campanhas bem-sucedidas

A Kantar apresentou hoje ao mercado o relatório “Segredo da Efetividade”, com uma análise dos 78 vencedores do Effie Latin America 2020. O prêmio celebra anualmente as melhores campanhas de publicidade, marketing e comunicação que apresentem resultados efetivos na conquista de objetivos estratégicos.

Entre as brasileiras vitoriosas ficaram “Ninho”, da Publicis Brasil para Nestlé; “Mascotes Impossíveis”, da WMcCann para Mastercard; “Especial de Natal”, da WMcCann para Coca-Cola; “O Desconto mais Justo do Mundo”, da Sunset DDB para E-moving; e “Méqui” e “Fome de Mc”, ambas da DPZ&T para McDonald's.

O “Segredo da Efetividade” lista pontos em comum entre as campanhas bem-sucedidas. O primeiro deles é que foram utilizados, em média, 11 pontos de contato, que são os momentos em que um cliente atual ou potencial entra em contato com uma marca, antes, durante ou depois de fazer negócios com ela. O segundo é que todos os ganhadores, sem exceção, lançaram mão de algum recurso digital na estratégia, sendo 88% deles nas redes sociais. Além disso, mais da metade buscou reforçar condutas positivas, romper estereótipos, ser mais inclusiva ou manifestar uma postura além do produto em si.

Desta forma, considerando que o que funciona são comunicações emocionais, com foco em conectividade, experiência e novas tendências, as 4 ações mais recomendadas para as marcas são:

  • Ser relevante: alinhar-se com as necessidades mais profundas dos consumidores;
  • Ser diferente: ter criatividade para cumprir com necessidades não contempladas;
  • Dar destaque: colocar o ser humano e sua realidade no centro de tudo;
  • Ser claro: transmitir as mensagens com facilidade para que sejam compreendidas rapidamente pelo cérebro.

O desenvolvimento do “Segredo da Efetividade” contou com diferentes plataformas de medição e com vasta compreensão de comunicações em curto e longo prazo. A Kantar foi patrocinadora do Effie Latin America 2020.

 

 

 

 

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