Repórteres sem Fronteiras lançam campanha estampada por Bolsonaro "nu"

22 de Fevereiro de 2021

Ação destaca a importância crucial do jornalismo para garantir o acesso a informações confiáveis sobre a pandemia

 

A agência BETC Paris em parceria com os Repórteres sem Fronteiras (RSF) lançam nesta segunda-feira (22) no Brasil a campanha “A verdade nua”.

A comunicação destaca a importância crucial do jornalismo para garantir o acesso a informações confiáveis sobre a pandemia.

A ação traz uma fotomontagem do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sem roupa, coberto apenas por uma placa que informa o número de mortes causadas pela Covid-19 e o número de casos confirmados da doença no país, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL coletados até o dia 21/02.

“Uma forma simbólica de confrontar o presidente Bolsonaro com a realidade nua e crua dos fatos, enquanto ele acusa a imprensa pelo caos instalado no país para desviar a atenção de sua desastrosa gestão da crise sanitária. O Brasil é hoje o terceiro país mais afetado no planeta pela Covid-19 e a campanha reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela. Fatos aos quais a população brasileira não teria acesso sem o trabalho dos jornalistas”, diz a entidade.

Ainda segundo a entidade, o trabalho da imprensa brasileira tornou-se “particularmente complexo” desde que Jair Bolsonaro assumiu o poder em 2018. No final de janeiro, por exemplo, o presidente mandou os jornalistas para “a puta que o pariu” e afirmou que a lata de leite condensado era para “enfiar no rabo […] da imprensa”.

A campanha está disponível em quatro idiomas (francês, inglês, espanhol, português).

Oriundo do PropMark.

Notícias Relacionadas