A HISTÓRIA DE QUEM FAZ HISTÓRIA | Quadra Comunicação: mais de 45 anos fazendo história na propaganda catarinense

17 de Abril de 2020

Primeiros clientes: Realcolor, Sedutora Calçados, Ponto 16 Calçados e Centro Comercial ARS

Foto: da esquerda para a direita Saulo SIlva (falecido em 28 de maio de 2011), Iara Silva e Daniel Silva

 

Tudo começou quando 2 publicitários, 1 cineasta e 1 produtor, com sonhos e interesses em comum, decidiram se aventurar em um mercado promissor e cheio de perspectivas. O encontro de Emílio Cerri, Sylvio Back, Afonso Camargo e Saulo Silva gerou, em 1973, a Quadra / Som + Imagem + Comunicação Ltda, a primeira produtora cine – áudio – visual de Santa Catarina. Sylvio Back e Afonso Camargo já atuavam no ramo em Curitiba e davam todo o suporte técnico necessário ao empreendimento. Saulo Silva, que já havia trabalhado na AS Propague como atendimento em 1972, gerenciava os departamentos administrativo e de atendimento.

Em 1974, Back, Camargo e Cerri deixaram o negócio e Saulo Silva associou-se a Raul Araújo, que era técnico em cinema. No final de 1976, Raul decide montar a sua própria produtora e se transformou em concorrente da Quadra. Com a saída de Raul Araújo, Saulo monta uma nova equipe técnica e as duas produtoras passam a disputar um difícil mercado. A constante saída e entrada de sócios nos primeiros anos da Quadra sempre foi encarada com naturalidade por Saulo: “Uma sociedade é como uma loteria. Ou melhor: como um casamento. Tem que ter muita paciência”, dizia ele.

O mercado catarinense, à época, não comportava duas produtoras e ter Raul Araújo como concorrente foi a maior dificuldade enfrentada por Saulo Silva nos anos de 1976 e 1977. “Se não fosse o apoio da Iara (que nessa época era funcionária da CEF), eu teria desistido”, lembrava Saulo. As dificuldades eram tamanhas que o publicitário chegou a cogitar a possibilidade de fechar a empresa, voltar para Araranguá e iniciar uma carreira política. “Alguns empresários locais me convidaram para ser candidato a Deputado Estadual”, revelou certo dia. Mas a perseverança acabou sobressaindo aos obstáculos. 

Com a vinda da RBS para Santa Catarina meados de 79, a Quadra iria perder o nicho dos filmes, porque a RBS estava revolucionando o mercado local com o inovador vídeo-tape. Assim, Saulo e Iara Silva mudaram o ramo da Quadra / Som + Imagem + Comunicação, que passou a se chamar Quadra Comunicação e atuar exclusivamente como agência de publicidade.

O novo mercado – os primeiros clientes da Quadra foram o Realcolor Laboratórios, a Sedutora Calçados, Ponto 16 Calçados e Centro Comercial ARS – à época o único shopping center da região. Em 1979, a agência  também realizou trabalhos para a Citur (antiga Santur).

O início da década de 1980 foi de prosperidade para a Quadra. A agência conquistou contas importantes e muito disputadas, como a das lojas Casas D’Água e da Poupança Besc (que era um dos maiores anunciantes de Santa Catarina), e também agregou ao seu cast outros clientes menores. Entre 1980 e 1982, a Quadra desenvolveu muitos trabalhos para o governo estadual. Em 1983 a Quadra se firmou entre as principais agências de propaganda do Estado, posição que ocupa até hoje.

Em 1986, Iara Silva – que já era sócia de Saulo desde 1976 – deixa definitivamente o seu emprego na Caixa Econômica Federal e assume a diretoria financeira e administrativa da empresa. Os conhecimentos financeiros de Iara foram fundamentais para enfrentar a “fantástica crise” daquele ano.

A crise econômica da década de 1980, que deixou marcas profundas na sociedade brasileira, também refletiu na agência. Entretanto, graças à administração eficiente e equilíbrio financeiro interno, a Quadra superou o período sem maiores seqüelas. Em 1987, contrariando as conjecturas do período, Saulo Silva ampliou a estrutura física da Quadra, sede própria ocupada até os dias de hoje. 

Em 1992 entra para a agência Daniel Silva, com apenas 17 anos de idade, com o desafio de aprender nos próximos 10 anos tudo que podia sobre o negócio. 

A partir do ano 1999 a Quadra passa a atender grandes clientes, muitos com atuação nacional, como o caso da Oi Telecom, Votorantim Cimentos, Votomassa, Intelbras, e a Tigre, este último na carteira de cliente até os dias de hoje.

Com a morte do fundador Saulo Silva em 2011, hoje a agência é liderada pelo Daniel Silva, que, ao longo dos anos adquiriu grande experiência nas áreas de Branding, Lançamento de Produtos, Ponto de Venda, Trade Marketing, Promoção de Vendas, Endomarketing e Comunicação Pública. 

Esta é a história da Quadra Comunicação, que hoje continua sendo uma das principais agências de Santa Catarina, com grande tradição no sul do país, atuando numa estrutura moderna e com uma equipe extremamente qualificada.

Conheça mais sobre a Quadra em: www.quadra.com.br  - A seguir alguns filmes que registram as 4 décadas da agência Quadra.
 

Besc - Caderneta de Poupança

 

Telesc - Alô, alô, responde
 

 

Curso Pré-vestibular Barriga Verde - O Nosso Curso
 

 

Campanha feita na Copa de 2010 para as Lojas Koerich

 

Campanha feita para a Sec. de Estado da Educação de SC sobre o Bullying em 2011
 

 

Campanha feita em 2012 para todas as concessionárias Peugeot de SC
 

 

Clique na galeria para ampliar as imagens.

página do livro que conta a história da agência quadra

Notícias Relacionadas