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Publicidade multiplica economia brasileira, segundo estudo da Deloitte
24 de Setembro de 2021

Publicidade multiplica economia brasileira, segundo estudo da Deloitte

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O estudo “O valor da publicidade no Brasil“, realizado pela empresa de auditoria Deloitte à pedido do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp-Meios), mostrou que foram investidos R$ 49 milhões na compra de espaços publicitários no Brasil em 2020, gerando R$ 418,8 bilhões ao PIB daquele ano. Pode-se dizer, então, que cada R$ 1 investido gerou R$ 8,54 à economia do País.

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De acordo com o presidente do CENP, Caio Barsotti, o efeito multiplicador do investimento em publicidade já é bem conhecido tanto pelos anunciantes quando pelos estudiosos do assunto. “O estudo da Deloitte reafirma esta certeza e baliza o fator de multiplicação da publicidade no Brasil, mesmo em um ano marcado por enormes desafios em razão da tragédia da pandemia”, completa o executivo. A pesquisa, já realizada em outros países, baseou-se nos dados da Kantar Ibope Media.

A publicidade e o PIB
O valor da publicidade para a economia do Brasil é percebido quando o estudo mostra que, dos 41 executivos ouvidos, apenas 3% responderam que tiveram aumento no faturamento e outros 3% nenhum impacto financeiro. 60% registraram forte queda no faturamento, 28% queda leve e 6% passaram por risco de não sobreviver à crise.

A publicidade também refletiu no mercado de trabalho, ao criar cerca de 435 mil empregos diretos e indiretos em 2020.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP), Mario D’Andrea, o estudo comprova a enorme importância da publicidade na geração de riquezas para o país. “A publicidade não beneficia apenas os anunciantes e veículos, ela traz enormes benefícios econômicos para o PIB brasileiro, cria empregos, dissemina a informação. É a indústria que impulsiona as outras indústrias”, afirma.

Em uma perspectiva para os próximos anos, a pesquisa aponta as tendências do setor, como o 5G, Inteligência Artificial, segurança e uso de dados, mídias de vídeo e transparência da informação.






 

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