O segundo episódio da segunda temporada do programa Greg News, de Gregório Dudivier na HBO, aborda o tema da publicidade infantil velada. Apesar de proibida, a publicidade saiu da televisão e foi para a internet.
No programa, Gregório dá exemplos de publicidade infantil velada em canais no Youtube, como ‘unboxing’ de produtos realizados por crianças, brinquedos anunciados pelos palhaços Patati Patatá e ainda o youtuber Felipe Neto, que em um vídeo, comentado por diversas crianças, apresenta suas compras na Disney.
“A internet criou modalidades de propaganda velada que tornam a fiscalização do Conar ainda mais difícil. Enquanto o Brasil não toma vergonha na cara e cria maneiras mais robustas de regular a publicidade infantil o que podemos fazer? Bom, uma opção é seguir o conselho do próprio Felipe Neto: ‘Seria muito bom que os pais assistissem o que os filhos tão assistindo, né? Pra poder falar pra ele que o que ele tá assistindo tá errado'”, disse Gregório seguido pela reprodução de um vídeo de Felipe Neto.
Gregório termina o programa com um vídeo explicativo, com uma linguagem mais fácil e direta sobre o tema.
Confira:
O Greg News vai ao ar na HBO toda sexta, às 22h.