“Nesses momentos que passamos, tão nebulosos e tão sombrios, é muito importante lembrar que a liberdade de expressão tem a ver com o negócio da publicidade e a democracia depende direta e arraigadamente disso”. Esse é um trecho do discurso de Fabio Fernandes, que em agosto deixou o comando da F/Nazca S&S por determinação do Publicis Groupe, na premiação da 41ª edição do prêmio Profissionais do Ano, realizada na noite dessa quarta-feira (18), em São Paulo.
A agência foi uma das vencedoras com o filme “Tabus” pra Skol, juntamente com a DPZ&T que venceu com “Robô”, criado para o Itaú e o comercial institucional “Não Esqueça Mariana”, da agência mineira Filadélfia para o Icad.
A vitória de “Robô” na categoria Mercado é um bicampeonato para o mesmo time vencedor deste troféu na edição do ano passado do prêmio: a agência DPZ&T, o banco Itaú, a produtora de filmes Saigon, seu diretor de cena Vellas, e a produtora de áudio Satélite. Eles venceram em 2018 com o comercial “Astronauta”. “Mais que uma campanha, ela é uma voz por uma causa, pela educação e pelas crianças, em um País que merece ser melhor do que ele é”, disse o CCO da DPZ&T, Rafael Urenha.
Realizado pela Rede Globo, o Profissionais do Ano reconhece anualmente as campanhas e comerciais mais criativos em três categorias: Campanha, Mercado e Institucional. As peças concorrentes nesta edição foram veiculadas nas emissoras da rede entre 1º de abril de 2018 a 31 de março de 2019. O júri foi formado por 57 profissionais das áreas de criação, direção de comerciais, entidades e escolas de comunicação, além de representantes da Globo.
Assista abaixo aos filmes vencedores: