Porta dos Fundos e Agência Lupa lançam campanha de conscientização contra ‘fake news’

02 de Outubro de 2020

Com a criação da “Agência Loki”, o projeto mostra que notícias falsas podem circular facilmente e apresenta maneiras de driblar a desinformação

Com a constante circulação de notícias falsas na internet, o canal de humor Porta dos Fundos ao lado da Agência Lupa - pioneira no jornalismo de verificação no Brasil - lançaram uma campanha com o intuito de evitar a desinformação nas redes sociais e incentivar a checagem dos fatos pela população.

A ação teve início com a criação da Agência Loki, que através de uma página no LinkedIn dizia abertamente oferecer o conceito de "gerenciamento da percepção", uma estratégia real que busca produzir declarações, falsos eventos e dados para favorecer a narrativa de grupos ou empresas. A ideia é transformar estratégias deliberadas de desinformação e manipulação como "uma questão de opinião".

“O objetivo da criação de uma campanha elaborada para a divulgação da nossa parceria com e Agência Lupa foi impactar o maior número de pessoas possíveis. Com humor, podemos dar visibilidade, provocar debates e reflexões sobre assuntos importantes que impactam diretamente a nossa sociedade - nesse caso, especialmente com a aproximação das eleições”, conta o CEO do Porta dos Fundos, Christian Rôças (Crocas).

Depois da página ir ao ar e gerar questionamentos nas redes sociais dos comediantes Paulo Vieira, Yuri Marçal, Marcelo Adnet, João Pimenta, Fabio De Lucca, Fabio Porchat e Antonio Tabet, o Porta dos Fundos lançou o esquete "Conheça a Agência Loki", revelando que, na verdade, a empresa nasceu para conscientizar as pessoas sobre o tema e a importância do uso responsável das redes sociais. Assista abaixo.

“Conteúdos factualmente errados, alterados e descontextualizados podem ser usados para manipular a opinião pública. Por isso, o trabalho de fact-checking é essencial. Ficar atento ao que recebe e compartilha é uma das maneiras de não expandir o desconhecimento”, acrescenta o diretor de Educação da Lupa, Douglas Silveira.

Além do filme, a parceria também lançou uma página para a Agência Loki, com conteúdos que ajudam a entender como é possível ficar atento à autenticidade dos fatos, e quais as principais estratégias de desinformação usadas por grupos para manipular o debate público. Vídeos de humor publicados nos canais do Porta dos Fundos também tratarão sobre o assunto, protagonizados por Dona Helena, personagem de Fábio de Lucca.

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas