A Croma realizou a primeira edição da pesquisa Oldiversity, investigando como as marcas lidam com temas de longevidade e diversidade de orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência em suas campanhas publicitárias. O estudo que escutou mais de 1.800 pessoas em todo o Brasil, revelou as 10 marcas mais lembradas pelo tema diversidade.
As marcas do setor de Beleza e Cosméticos são as que mais trabalham com a diversidade, seguido do setor de Alimentos e Bebidas. A lista é liderada pela O Boticário, com 25%, seguido da Samung e Natura, com 10% cada.
1) O Boticário (25%)
2) Samsung (10%)
3) Natura (10%)
4) Avon (8%)
5) Globo (4%)
6) Coca-Cola (4%)
7) Dove (2%)
8) Itaú (2%)
9) Renner (1%)
10) Skol (1%)
“No Brasil, o uso do tema da diversidade como estratégia para propaganda ainda é novo, mas em outros países, a publicidade friendly já é uma realidade e nos últimos anos marcas mais tradicionais, como Tiffany’s e Hallmark Cards, usaram em sua comunicação a celebração da diversidade sexual”, explicou o CEO da Croma Solutions, Edmar Bulla.
Segundo o B9, 47% dos entrevistados revelou não ter lembrança de fatos ou conteúdos relevantes capazes de conectar marcas a causas ou questões humanas. Já 53% do público afirmou não consumir marcas com comportamentos preconceituosos. E 72% não acreditam na autenticidade das marcas quando falam sobre o tema.
Confira a pesquisa completa em cromasolutions.com.br/oldiversity.