A ONG Mercy For Animals lançou nesta segunda (19) uma campanha de engajamento com um pedido especial para a Domino’s Brasil: adicione uma pizza vegana ao menu.
A Domino’s Pizza, rede norte-americana com mais de 16 mil lojas em todo o mundo, já oferece aos consumidores opções 100% vegetais em seus cardápios na Austrália, França, Israel e Reino Unido, e está testando a receita nos Estados Unidos. Mas ainda não oferece a opção ao público brasileiro, onde abriu sua primeira loja em 1993.
Inspirada na comunicação da Domino’s nas mídias sociais, a campanha emprega uma linguagem informal, divertida e positiva, utilizando memes e vídeos, sempre dialogando com o posicionamento da rede de restaurantes.
“A Domino’s se denomina ‘a maior pizzaria do mundo’ e utiliza como conceito criativo #DominosDomina. Nossa proposta é comunicar que a empresa só vai dominar de verdade quando atender ao crescente número de veganos no Brasil, que hoje não encontram nenhuma opção que os atenda na rede, além de contemplar a grande quantidade de vegetarianos e flexitarianos que buscam consumir mais alimentos plant-based no seu dia a dia”, diz Sandra Lopes, diretora executiva da Mercy For Animals no Brasil.
Para a campanha, a Mercy For Animals criou um site, no qual o público pode entrar em ação nas redes sociais da Domino’s, pedindo à empresa que adicione a opção vegana em seu cardápio no Brasil, além de escolher um sabor de pizza 100% vegetal que gostaria de ver nas lojas da rede.
“Tá dominado, tá tudo dominado”
A campanha se desdobra ainda nas redes sociais da Mercy For Animals, em parceria com influenciadores do círculo vegano, vegetariano e flexitariano. Para o universo digital, a ONG criou uma paródia divertida do funk dos anos 90 “Planeta Dominado”, para mostrar que “Tá quase dominado”. A paródia tem voz e participação da atriz Bruna Mascarenhas, destaque da série Sintonia, da Netflix, e está disponível nas redes sociais da Mercy For Animals.
O número de vegetarianos quase dobrou nos últimos 6 anos, e 14% dos brasileiros já se declaram vegetarianos (Ibope Inteligência, 2018). Em um estudo feito pelo Datafolha em 2017, 63% dos brasileiros declararam ter interesse em reduzir o consumo de carne.
Na internet, a busca pelo termo “vegano” quadruplicou entre 2013 e 2018 e ganhou mais força do que “vegetariano” (Google Trends). Estima-se que as proteínas vegetais podem chegar a representar 33% do mercado global de proteínas até 2054 (Lux Research, 2014).