No último ano, a Inteligência Artificial do Bradesco – a BIA – recebeu cerca de 95 mil mensagens ofensivas e de assédio sexual. Embora não seja uma mulher real, esses dados refletem a realidade vivida pelas mulheres no Brasil e no mundo. Com o objetivo de se posicionar contra essas agressões, a instituição lançou ontem (5) durante o intervalo do Jornal Nacional, uma nova campanha publicitária.
Desenvolvida pela Publicis Brasil, a ação veiculou um filme que mostra as ofensas verbais sofridas pela BIA e como eram suas respostas: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. Em seguida, o vídeo apresenta a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO.
“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.
A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema. E ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio.
Já no dia 8, próxima quinta-feira, no YouTube do Bradesco, haverá uma live com Rita Batista como host e convidadas como a atriz Glamour Garcia e a psicanalista Vera Laconelli, debatendo seus pontos de vista e dando dicas de comportamento contra o assédio. Além disso, influenciadoras foram convidadas para gravar uma temporada de podcasts, que terá Mariana Torquato como host. O objetivo é promover conversas a respeito do tema e mostrar como as IAs estão mudando para combater essa violência, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo. Os podcasts vão ao ar a partir de 26 de abril no Spotify.
Ficha técnica
Cliente: Bradesco
Agência: Publicis Brasil
Produto: Institucional – Inovação
Título: Novas Respostas da BIA contra o assédio
Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Carla Mita e José Maurício Lilla
CEO: Eduardo Lorenzi
CCO: Domenico Massareto
Diretor Executivo de Criação: Gustavo Victorino
Diretores de Criação: Rico Lins e Juliana Utsch
Diretores de Criação Associados: Bernardo Correa e Rafael Campos
Criação: Luana Grybosi, Douglas Reis, Gabriela Moura, Rafael Barbosa, Mariella Coimbra e Thales Contri
Conteúdo: Claudia Cecília, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl
Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho e Daniela Terng
Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Livia Toledo, Tahnee Riente, Otávio Santos, Daniel Siqueira e Isabella Misko
Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau
Mídia: Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Juliana Coralli, Lais Dalcin, Giovanna Passo, Lidia Rodrigues, Alinne Lopes, Raquel Tavernari, Rivagna Valcaci, Leandro Lessa, Tainah Toledo, Italo Brito e Priscila Santos
Head Produção: Renata Sayão
RTVC: Renata Schincariol, Giuliano Springhetti e Léo Alves
Produtora: MAGMA
Direção: Thatiane Almeida
Produção executiva: Manuel Nogueira
Atendimento: Lili Pulz
Coordenação de produção: Renata Munaretto (Santa API)
Direção de fotografia: Pepe Mendes e Milena Seta
Assistente de direção: Patrícia Jaeger
Diretor de produção: Arabi Mesquita e Guilherme Valiengo
Produtora de elenco: Manu Menezes
Direção de arte: Poliana Feulo e Nídia Aranha
Figurinista: Nai Albuquerque
Make: Welida
Coordenador de Pós Produção: Time Liquor, Partners in Crime
Montagem: Lorrana Souto
Finalizadora: Jacqueline Lima
Pós produção: Liquor Media
Colorista: Diogo Comum
Produtora de Som: Supersonica
Produtora Musical: Elga Flanger
Atendimento: Tatiana Nascimento
Produção Executiva: Marilia Franco
Produção Gráfica: Eduardo Bueno e Emerson Russo
Revisão: Céres Vecchione e Ricardo Milesi