Nova campanha do Bradesco aborda o assédio sofrido pelas mulheres

06 de Abril de 2021

Filme mostra a iniciativa do banco para tornar as respostas da Inteligência Artificial, a BIA, mais contundentes frente a agressões

No último ano, a Inteligência Artificial do Bradesco - a BIA - recebeu cerca de 95 mil mensagens ofensivas e de assédio sexual. Embora não seja uma mulher real, esses dados refletem a realidade vivida pelas mulheres no Brasil e no mundo. Com o objetivo de se posicionar contra essas agressões, a instituição lançou ontem (5) durante o intervalo do Jornal Nacional, uma nova campanha publicitária.

Desenvolvida pela Publicis Brasil, a ação veiculou um filme que mostra as ofensas verbais sofridas pela BIA e como eram suas respostas: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. Em seguida, o vídeo apresenta a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO.

“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.

 

 

A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema. E ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio. 

Já no dia 8, próxima quinta-feira, no YouTube do Bradesco, haverá uma live com Rita Batista como host e convidadas como a atriz Glamour Garcia e a psicanalista Vera Laconelli, debatendo seus pontos de vista e dando dicas de comportamento contra o assédio. Além disso, influenciadoras foram convidadas para gravar uma temporada de podcasts, que terá Mariana Torquato como host. O objetivo é promover conversas a respeito do tema e mostrar como as IAs estão mudando para combater essa violência, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo. Os podcasts vão ao ar a partir de 26 de abril no Spotify. 

 

Ficha técnica

Cliente: Bradesco 
Agência: Publicis Brasil 
Produto: Institucional - Inovação 
Título: Novas Respostas da BIA contra o assédio 
Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Carla Mita e José Maurício Lilla 
CEO: Eduardo Lorenzi
CCO: Domenico Massareto
Diretor Executivo de Criação: Gustavo Victorino 
Diretores de Criação: Rico Lins e Juliana Utsch 
Diretores de Criação Associados: Bernardo Correa e Rafael Campos 
Criação: Luana Grybosi, Douglas Reis, Gabriela Moura, Rafael Barbosa, Mariella Coimbra e Thales Contri 
Conteúdo: Claudia Cecília, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl 
Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho e Daniela Terng 
Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Livia Toledo, Tahnee Riente, Otávio Santos, Daniel Siqueira e Isabella Misko  
Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau 
Mídia:  Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Juliana Coralli, Lais Dalcin, Giovanna Passo, Lidia Rodrigues, Alinne Lopes, Raquel Tavernari, Rivagna Valcaci, Leandro Lessa, Tainah Toledo, Italo Brito e Priscila Santos 
Head Produção: Renata Sayão
RTVC: Renata Schincariol, Giuliano Springhetti e Léo Alves
Produtora: MAGMA 
Direção: Thatiane Almeida 
Produção executiva: Manuel Nogueira 
Atendimento: Lili Pulz 
Coordenação de produção: Renata Munaretto (Santa API) 
Direção de fotografia: Pepe Mendes e Milena Seta 
Assistente de direção: Patrícia Jaeger 
Diretor de produção: Arabi Mesquita e Guilherme Valiengo  
Produtora de elenco: Manu Menezes 
Direção de arte: Poliana Feulo e Nídia Aranha 
Figurinista: Nai Albuquerque  
Make: Welida 
Coordenador de Pós Produção: Time Liquor, Partners in Crime  
Montagem: Lorrana Souto 
Finalizadora: Jacqueline Lima  
Pós produção: Liquor Media  
Colorista: Diogo Comum 
Produtora de Som: Supersonica 
Produtora Musical: Elga Flanger 
Atendimento: Tatiana Nascimento 
Produção Executiva: Marilia Franco 
Produção Gráfica: Eduardo Bueno e Emerson Russo 
Revisão: Céres Vecchione e Ricardo Milesi

Notícias Relacionadas