Publicidade
Ministério Público investigará denúncia contra empresas sobre publicidade infantil no YouTube
21 de Junho de 2016

Ministério Público investigará denúncia contra empresas sobre publicidade infantil no YouTube

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) recebeu denúncia contra 15 empresas, informou no último sábado (18) o site da BBC Brasil. A reclamação enviada ao órgão gira em torno de suposta publicidade infantil por meio do YouTube. As marcas denunciadas foram Bic, Biotropic, C&A, Cartoon Network, Foroni, Kidzania, Long Jump, Mattel, McDonald’s, Pampili, RiHappy, Puket, SBT, Sestini e Tilibra.

A organização não governamental Instituto Alana foi a entidade responsável por recorrer ao MPF fluminense. De acordo com a instituição, as empresas denunciadas usaram de youtubers mirins para promover de modo velado seus produtos, como brinquedos, roupas e materiais escolares. Apoiada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a ONG defende que tal prática deveria ser proibida, já que a legislação brasileira restringe a publicidade infantil na imprensa. 

Publicidade

Segundo informado pela reportagem, C&A, Cartoon Network, Foroni, Long Jump, Mattel, Pampili, Puket e SBT não responderam os contatos ou afirmaram que não irão comentar o assunto. As demais (Bic, Biotropic, Kidzania, McDonald’s, RiHappy, Sestini e Tilibra) rechaçaram a acusação de prática de publicidade infantil.

 

Foto: Divulgação/ Thinkstock

Publicidade
Publicidade