Publicidade
MÍDIA SUL: A indústria da mídia está preparada para ser hackeada?
17 de Setembro de 2015

MÍDIA SUL: A indústria da mídia está preparada para ser hackeada?

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

“A indústria da mídia está preparada para ser hackeada”? O sócio-fundador da Pague com uma foto, João Ramos fez a provocação na segunda palestra do Mídia Sul 2015, no auditório da Fiesc, em Florianópolis. O sentido de “hackear” está ligado ao novo momento tecnológico, onde o consumidor passa a ter mais poder e influência no mercado. O seminário teve mais de mil inscritos.

O Pague com uma foto surgiu de uma brincadeira entre João Ramos e um amigo, que pensaram na possibilidade de pagamento de produtos com fotos feitas pelo consumidor e distribuídas nas redes sociais, com propaganda do local. A ideia foi colocada em prática na área da gastronomia e hoje se estende a vários segmentos, inclusive serviços. “Os consumidores foram transformados em mídia, com benefício para todos, compradores e marcas”, explicou. E tudo de uma forma natural, pois fazer fotos é um hábito cada vez maior no cotidiano.

Publicidade

Um café que aderiu ao sistema, surgido inicialmente como um movimento, teve 150 participações em três dias e gerou 20 mil impactos on line, além de mídia espontânea e um aumento de 20% nas vendas do estabelecimento. Com a chegada de um investidor, o Pague com uma foto se transformou em negócio, com aplicativo, site e redes sociais. Tem 40 mil seguidores no Facebook, cinco mil no Instagram e está em oito mil celulares em Porto Alegre.

Uma ação feita por um shopping no Dia dos Namorados, por exemplo, impactou 180 mil pessoas. Em pouco mais de um ano, o Pague com uma foto somou 2.700 transações com foto e R$ 100 mil sem envolver dinheiro. “Ainda é pouco diante do potencial”, avaliou João Ramos. Ao analisar o sucesso da iniciativa, ele constatou que houve um desbloqueio de ativos subutilizados, ou seja, das fotos que já eram feitas pelos consumidores e das quais as marcas não se apropriavam como forma de divulgação.

“O futuro da publicidade está nas mãos dos profissionais, sim, mas também nas mãos de milhões de consumidores”, concluiu.

O debate teve como painelistas Jaison Ruppel, presidente da Associação Brasileira de Agentes Digitais – Abradi-SC; Cristiano Chaussard, da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – SC; e Jailson de Sá, editor do portal AcontecendoAqui.

João Ramos é graduado em Relações Públicas e pós-graduado em Sociologia na PUCRS. Atua na área de inovação e planejamento criativo para ações de live marketing e marketing de experiência há mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos especiais para marcas como Grupo Bourbon Zaffari, Avon, Iguatemi, O Boticário, Sky, entre outras. No Grupo RBS, criou e desenvolveu projetos nas áreas de entretenimento e negócios. Premiado no Globes Awards e no Prêmio Colunistas, também foi jurado em festivais brasileiros de criatividade e promoção. Ministra cursos de marketing de experiência e inovação na ESPM. É ainda coordenador de planejamento criativo na agência Storck Promo de Porto Alegre.

O seminário tem como tema “A Mídia Gerando Novos Negócios”. Junto com o evento, acontece o 2º Encontro Nacional de Anunciantes e Agências, com o tema “A Revolução do Consumo – desafios e oportunidades para agências e anunciantes”.

O Mídia Sul 2015 é uma realização do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (SINAPRO/SC) e B21 Negócios.

O AcontecnedoAqui conversou com João Ramos durante o Mídia Sul. Confira a entrevista realizada pela TV AcontecendoAqui:

Fonte: Seminário Mídia Sul

Publicidade
Publicidade